terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

XÔ SATANÁS

Ademir Ramos (*)

Na Amazônia deparamos com vários enigmas a serem decifrados, o principal deles é conhecer a origem da riqueza. No interior do Amazonas, quando se começa indagar sobre a riqueza de fulano ou sicrano a explicação mais comum é que ele vendeu a alma pro diabo, por isso é o senhor de muita riqueza. No entanto, quando analisamos esses casos em particular constatamos que a origem da riqueza advém da exploração do trabalho, do voto, do extrativista da floresta, do narcotráfico e de outras práticas de natureza duvidosa, deixando um rastro de depredação e pobreza na região.

No legislativo e no executivo as práticas não são tão diferentes embora reconheça que os vencimentos dos políticos são bem maiores que os salários dos trabalhadores, mesmo assim, nada justifica a riqueza acumulada de alguns políticos que em poucos anos de mandato multiplicam o seu patrimônio e da família. Como nada deve ficar sem resposta,segundo eles, alegam que sua fortuna, inclusive aplicada em outros países, originou-se de ganhos na loteria federal ou de jogos de azar.

E assim, enquanto uns vendem a alma ao diabo e outros apostam na impunidade, o povo da Amazônia sofre de todas as mazelas socias emplacando um dos piores índices de desenvolvimento humano já computado no Brasil. Contudo, o pior desarme desse povo é a sua própria desorganização social tanto na floresta como na cidade. Nesse contexto, as poucas liderenças que se mobilizam, muitas vezes, são intimidadas por alguns políticos que controlam a maquina do Estado e se apresentam como justiceiro comportando-se de forma messiânica para anular a participação popular e desqualificar a pauta de reivindicação desses movimentos sociais com promessas vazias.

Quando não acontece o desarme do movimento social, tais políticos recorrem a truculência, contratando forças paralelas para perseguir e matar lideranças que põem em risco o interesse de seus comparsas em negociatas milionárias que ferem o interesse público, principalmente, quando se trata de exploração extrativista, construção de Portos, Pontes, equipamentos urbanos e outros monumentos faraônicos que provocam nesses políticos o prazer mórbido de se apropriar da riqueza da nação.

Nessa hora, o Direito é violado e o Estado se transforma em tirano a serviço dos patrimonialistas que há séculos instrumentalizam essa máquina para acumular riqueza e espalhar o terror. Mas, a Justiça não é surda, embora alguns magistrados por conveniência aceitem tal condição. Da mesma forma, o Brasil como participante do Fórum das nações deve cumprir as tratativas internacionais quanto aos Direitos Humanos e a Proteção do Meio Ambiente, sobretudo, neste ano, em que a Organização das Nações Unidas proclamou, com referendo do Brasil, 2011 como Ano Internacional das Florestas.

As ameaças que fizeram contra mim e o Movimento S.O.S Encontro das Águas não ficarão impunes e se algum incidente ocorrer com um dos nossos militantes, com certeza todos saberão de onde partiu porque os mandantes já foram denunciados publicamente. Fica o nosso berro contra a devastação e a favor da Homologação do Tombamento do nosso Encontro das Águas como expressão do Direito e vontade popular.

(*) É professor, antropólogo e coordenador do NCPAM/UFAM.

8 comentários:

Anônimo disse...

Ademir saiba que um desses lobista da Lajes está sendo cotado para ser superintendente da SUFRAMA tu tás ferrado meu amigo. Será que alguém sabem quem é? - Pelo que disseram ele é professor da UFAM.

Juscélia disse...

A mídia social realmente é maravilhosa! Aproxima mais as pessoas, principalmente para tratar de assuntos polêmicos como esse.

Minhas saudações ao NCPAM em trazer à tona os bastidores da política.

E ao anônimo aí de cima, favor, da próxima vez, tenha a decência em escolher um pseudônimo "nick", atualize-se!

Anônimo disse...

O pior de tudo Juscélia, que indicação para SUFRAMA é feita pelo senador do PT do Ademir. Se ele tem ficha limpa não sei, só sei que ele tem lastro na SUFRAMA. Já deu pra descobrir qme é? O bicho vai pegar.

Breno Rodrigo disse...

Até onde eu sei, o Ademir deixou o PT há muito tempo. O comitê de ética pediu que ele se retirasse do partido. Desde então, virou liberal, liberal-socialista e, logo em seguida, social-democrata. Hoje, já na casa dos sessenta anos e inspirado pelas ideias nativistas do Sen. Evandro Carreira, se tornou um ecossocialista. Mas como o PT deixou de ser revolucionário e virou mais um partido social-democrata, creio que ele tenha voltado a dialogar com a aristocracia do partido. Só o próprio Ademir pode solucionar esta dúvida kakaka. Ademir, acabei de te enviar um artigo. Perco o amigo, mas não perco a piada. Um abraço.

Juscélia disse...

Sr. Anônimo, essa indicação para a ZFM faz parte da dialética política, contamos com vários PT's. Talvés essa indicação seja das bandas do Pará.
Seja quem for, isso não enfraquecerá os movimentos sociais que estão cada vez mais politizados, informatizados e profissionais.

Breno Rodrigo disse...

Quanto otimismo minha cara Juscélia.

Anônimo disse...

Ademir, me poupe quem vai se da luxo de gastar uma bala comtra alguem que ja ta desesperado ma vavava se catar peolhento,nao tenho culpa se o teu time vai perder. Nao fique triste voçe vai assiste pela televisao a inauguracao do TERMINAL PORTUARIO DAS LAGES, e ai nesse dia voçe vai saber quem sou EU vou ta na primeira fila assenando pra ANTROPOLOGIA xau

Ademir Ramos disse...

O fato é que se algum incidente acontecer aos nossos militantes do Movimento SOS Encontro das Águas, as autoridades têm endereço certo. E assim como a PF acaba de prender em Manaus um pedófilo virtual, investigando a rede de computadores, logo mais também estarão identificando os enrustidos que agridem as pessoas de bem em nome de práticas viciadas moldadas na semelhança dos espíritos subdesenvolvidos no universo das encantarias turvas das águas poluídas do religare. Contudo, ainda tem salvação basta que aceitem a sua condição de nanicos e queiram se desenvolver como sujeito e não como pau mandato.