segunda-feira, 21 de março de 2011

ÁGUA PARA SEMPRE

Ellza Souza (*)

Que a água representa vida e vida sem água não representa nada, estamos ressecados de saber. Para o dia mundial da água, no dia 22 de março, que foi criado para que se faça uma reflexão sobre o impacto do rápido crescimento urbano, da industrialização, das incertezas pelas mudanças climáticas, dos conflitos e das catástrofes naturais em sistemas urbanos de água, faço uma singela homenagem ao rio mais belo do mundo, o rio cor de guaraná, amarronzado ou negro aveludado, o nosso rio Negro que banha a cidade de Manaus. Nesse dia peço um olhar mais piedoso para essas águas tão pacíficas e doces que às vezes esquecemos de observar, de perceber a sua magnitude, sua energia e tudo o que ela nos dá. As nossas células são mais de 80% água, portanto bebemos vida aos copos.

O rio Negro nos dá também beleza, paz, alimento através de seus peixes, nos refresca nesse calor amazônico, hidrata nossas plantações e nossos tucumãs, escava misteriosas cavernas e sinuosos igarapés, recorta lindas praias como a do Tupé e ilhas como as de Anavilhanas, inunda lagos como o do Aleixo e florestas sem fim. É muita água para nosso baldinho medíocre. Pela sua abundância achamos que nunca vai nos faltar. Não pensamos que ao jogar lixo e detritos sanitários do barco estamos enlameando a própria água que vamos beber, tomar banho e lavar nossas roupas. Tratamento da água só o feito por Deus por que o homem apenas a destrata.

Na área dos bairros Santo Antonio e Compensa, se não fossem os muros que circundam fábricas e casas por ali, a população poderia apreciar melhor o rio Negro e nele se inspirar com a calmaria de suas águas escuras e no final da tarde com o pôr do sol em toda sua exuberância. Se no lugar de muros existissem simpáticas cadeiras para observação do rio, o lugar poderia se transformar num ponto turístico dos mais eficientes. Apreciar o rio Negro faz bem à saúde. Preserve-o. É a sua vida e a da sua família que está em jogo. Tem alguns cuidados que cada um de nós pode fazer pela preservação das águas amazônicas.

São eles: Lugar de lixo é na lixeira. O lixo da rua atrai ratos e doenças e vai tudo para os rios e lagos; Não jogue óleo ou azeite na pia da cozinha. Alguns supermercados estão recebendo óleo utilizado e vendendo como matéria prima para fabricação de outros produtos. Procure informações sobre a reutilização do óleo ou então diminua as frituras que fazem mal à saúde; Se for construir ou comprar um imóvel prefira os que possuam captação de água da chuva; Economize energia elétrica e você estará economizando água já que no Brasil são muitas as usinas hidrelétricas; Denuncie saídas de esgoto em lagos, mares e rios, além de depósitos de lixo ilegal já que o chorume (entre outros resíduos resultante do lixo) vai para o lençol freático ou os nossos conhecidos poços, contaminando-os http://www.ouvidoria.sc.gov.br/; Diminua o uso de agrotóxicos e defensivos agrícolas. Procure se inteirar sobre o tombamento do Encontro das Águas o que significa tomar uma atitude concreta em favor de nossos rios, Negro e Solimões.

(*) É jornalista, escritora e colaboradora do NCPAM/UFAM.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Jornalista,
Pela primeira vez você foi justa ao defender o Tombamento do Encontro das Águas sem, contudo atacar graciosamente o projeto do Terminal Portuário que pretende se instalar a 2.300 metros (rio abaixo) do fenômeno. Você reconhecer que é Manaus quem polui o majestoso fenômeno é uma grande evolução. Eu também adoro o Rio Negro e lamento que desde a Ponta Negra até o Encontro das Águas a cidade esteja voltada de costas para o Rio. Na verdade, se o IPHAN deixar acontecer a construção do Mirante da Embratel, a população terá a oportunidade de delirar com aquele visual sem qualquer interferência. Estamos quase nos alinhando...
Anônimo Convicto.

Anônimo disse...

Seu anônimo, uma coisa é um lixo básico outra coisa é o veneno, a poluição que acabará para sempre as nossas águas. Tá dificil de entender ou precisa desenhar? O lixo com o povo se educando ainda tem jeito. E o óleo do tal porto jamais será revertido. Continuo do lado do tombamento e gostaria que voce também pensasse melhor no assunto e se juntasse a nós. A ganância só leva à detonação do ser humano e da vida. AnÕnima com e..

Anônimo disse...

Parabéns, de verdade, grande jornalista. São seres iluminados como você, que dão força p/ os bravos guerreiros do Mov. SOS Enc. das Águas a continuarem na luta pela defesa de um bem tão precioso e vital p/ todos, inclusive p/ esses sem noção que por falta de saúde mental, moral e espiritual escrevem essas baboseiras próprias de quem é portador de desvio de conduta e paranóico. Querida jornalista seus artigos são MARAVILHOSOS. Parabéns.