quarta-feira, 30 de março de 2011

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE QUER HOMOLOGAÇÃO DO ENCONTRO DAS ÁGUAS

Na manhã do dia 29 (terça-feira), o Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional e Sustentável da Assembléia Legislativa do Amazonas, Deputado Luiz Castro(PPS), nos termos do Regimento da Casa, leu em plénário requerimento a ser encaminhado junto ao Ministério da Cultura pedindo providência quanto à hologação do tombamento do Encontro das Águas.

"Indico, em conformidade com o Regimento Interno desta Casa, expediente ao Ministério da Cultura, no sentido de homologar o tombamento do Encontro das Águas" porque, segundo o Deputado Luiz Castro, "o Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões é uma das maravilhas naturais da Amazônia, do Brasil e do mundo. É reconhecido como patrimônio da humanidade, devendo ser preservado para que as presentes e futuras gerações desfrutem dessas riquezas cênicas".

Este patrimônio natural foi tombado em decisão unânime dos 22 membros do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Rio de Janeiro, sob o processo de número 01450.015766.2009-08, de novembro de 2010. Contudo, até presente data a Ministra da Cultura Ana Buarque de Hollanda não homologou o ato dos Conselheiros do Iphan dando status de patrimônio nacional legalmente reconhecido.

A não homologação desse mangnífico patrimônio tem beneficiado os oportunistas que aproveitam o vácuo da lei para devastar e queimar as encostas do em torno para ampliar ou construir novas ocupações de forma irresponsável. A ministra Ana de Hollanda bem que poderia ser denunciada por prevaricação, respondendo em juízo pelo ato de irresponsabilidade ambiental, visto que a não homologação tem favarecido a devastação da floresta e a poluição das águas do nosso Amazonas comprometendo frontalmente a integradade do Encontro das Águas.

4 comentários:

ISRAEL DOURADO disse...

Quero parabenizar a atitude do Deputapo Luiz Castro em solicitar a Homologação do Encontro das Águas junto ao Ministério da Cultura. Pois esse Patrimonio deve ser preservado para que as presentes e futuras gerações desfrutem dessas riquezas cênicas.

Parabens a Comissão do Meio Ambiete da Assembleia Legislativa

Anônimo disse...

Parabenização vinda de assessor não tem qualquer valor. Até que rimou, né?

Anônimo disse...

Parabéns Deputado, o Senhor é um dos poucos deste Parlamento que honra os votos recebidos do povo, povo esse que não pode contar com a grande maioria dos políticos porque os mesmos só estão interessados em se dar bem a custa da corrupção, e ainda tem ignorante que critíca o trabalho de quem é digno e honrado. Mais uma vez parabéns por usar seu grande prestígio para exigir a homologação do mundialmente famoso ENCONTRO DAS ÁGUAS.

Anônimo disse...

Todos precisam se unir em torno do Deputado Luiz Castro que é um dos poucos políticos bem intencionados desse país. O Encontro das Águas, a natureza, a Vida, os cidadãos de bem e até os gananciosos, estão de parabéns com a atitude do Deputado.