sábado, 19 de março de 2011

AMAZÔNIA EM DEBATE

Ellza Souza (*)

Em contrapartida ao Fórum Mundial de Sustentabilidade que acontecerá em Manaus nos dias 24, 25 e 26 de março, vai se realizar no dia 25 próximo, das 8 às 17 h nas proximidades do Hotel Tropical na Ponta Negra, o I Seminário Alternativo de Sustentabilidade. O debate vai girar em torno de importantes temas para a Amazônia e sua população como a sustentabilidade, o desmatamento, a falta de saneamento básico nas cidades e poluição das águas.

O evento coordenado pelo Instituto Amazônico da Cidadania (IACI) contará com a participação de movimentos sociais que não concordam com o tratamento direcionado à região Norte e sua população, numa tomada de posição pacífica e coerente a favor do planeta e da existência humana tão conturbada com os problemas que têm atingido o Japão mas que não se restringem apenas àquele país. Cabe à sociedade por meio de suas lideranças e entidades sérias chamar a todos para discussão dos problemas causados pela relação homem-natureza. Em pauta o nosso Encontro das Águas, defendido aguerridamente pelo Movimento SOS Encontro das Águas, cuja preservação interessa a todos de Manaus e do mundo pois as águas dos nossos rios podem ficar eternamente toldadas pela ganância e por vazamentos de óleo num malfadado projeto de construção, ali, de um porto.

O renomado cientista Philip Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA será um dos palestrantes do seminário alternativo. Comunitários e profissionais liberais também estarão presentes para o debate onde as propostas de desenvolvimento com sustentabilidade serão apresentadas e discutidas. O convite está sendo feito a toda a sociedade manauara para que participem no dia 25 com idéias e propostas para que do encontro saia um documento formalizado e concreto com a verdadeira realidade ambiental da Amazônia.

(*) É jornalista, escritora e colaboradora do NCPAM/UFAM.

Nenhum comentário: