segunda-feira, 14 de março de 2011

SOLIDARIEDADE E COMPROMISSO

A questão ambiental, que pouco a pouco vai se transformando em política de Estado por todo o mundo, resulta de forças solidárias e compromisso celebrados em forma de rede socioambiental com recurso das ferramentas da tecnologia da informação, visando ampliar cada mês mais os braços em defesa do meio ambiente e da complexidade de seus ecossistemas enquanto corpo vivo do planeta.

Em termos gerais, essa racionalidade operacional concebida em forma de estrutura pensante é muito recente, não ganhou musculatura ainda nos aparelhos de Estado e nem tampouco junto às corporações empresarias. Esses entes jurídicos regidos por interesses múltiplos determinantes tentam dissimular a realidade, fechando os olhos para não querer ver os males resultantes da ignorância, prepotência e do antropocentrismo.

No entanto, o propósito é exaltar os valores agregados nessa relação difusa que os homens constroem entre si, não mais pautados “no aqui e agora”, mas em sua totalidade. Para isso, como bem nos ensinou Erich Froom (Arte de Amar) faz-se necessário a compreensão “de que a satisfação no amor individual não pode ser atingida sem a capacidade de amar ao próximo, sem verdadeira humildade, coragem, fé e disciplina. Numa cultura em que tais qualidades são raras, o alcance da capacidade de amar deve permanecer uma conquista rara”.

Não se trata de dogma ou de prescrição a ser seguida. O que se reclama é a capacidade de amar, catalisando força, competência e prática numa perspectiva de valorização das formas de vida do planeta, conquistando o direito de se viver dignamente de acordo com a sonoridade do ambiente, em processo de reconhecimento do seu estatuto social.

Nesse universo, amplia-se a solidariedade como valor efetivo mediado pela rede dos instrumentos da sociedade da informação, mobilizando os atores sociais do vasto mundo para sustentar a unidade amparada na diversidade, participando da cadeia produtiva da vida e das culturas.

Para garantir o efetivo funcionamento desse sistema estruturante, homens e mulheres articulam-se além mundo, baseado na cumplicidade da unidade, orientados por estratégia de parceria capaz de multiplicar ações para garantir a defesa do meio ambiente e a qualidade de vida das comunidades humanas no planeta. Nessa circunstancia criam-se os meios eficientes, almejando a consecuções dos projetos socioambientais amparados por recursos econômicos e financeiros necessários para tornar realidade o sonho que passa a ser sonhado por todos, que é a garantia do meio ambiente economicamente equilibrado e socialmente justo para todos.

Foto: Valter Calheiros.

Nenhum comentário: