sexta-feira, 18 de março de 2011

TODAS AS CORES PARA MOACYR ANDRADE

Ellza Souza (*)

Hoje (17) é o aniversário do nosso professor e pintor Moacir Andrade e não podia deixar de visitá-lo e conversar um pouco com ele. Graças a Deus Moacir está bem, escrevendo e criando as coisas que gosta. No ateliê estava empenhado num desenho de um brasão e fiquei conversando e observando o jeito peculiar para aprimorar o seu traço e a sua arte. Durante a minha visita, Moacir recebeu sua filha mais nova que subiu ao ateliê rapidamente para lhe dar um beijo. Que sua vida continue suavizada pelas cores da natureza e muita saúde para Moacir Andrade, sua família e para dona Maria.

Aos 84 anos Moacir continua instigando sua memória e sua existência ao escrever, desenhar, pintar e conversar com os amigos. Está escrevendo sobre suas lembranças das visitas que fez a muitos países da Europa e que ele pretende voltar ainda esse ano. O artista fala com carinho de cada lugar por onde passou e foi recebido como personalidade do mundo da arte. Vai com um grupo de amigos e familiares a Portugal, Espanha, França e Áustria.

Esse último país foi determinante em sua primeira passagem por lá na década de 1970, pela beleza, pela cultura, pela arte. Fiquei feliz pela sua vontade de viajar, de fazer planos, de voltar aos países que lhe deram amigos, prêmios, reconhecimento.

Moacir, suas obras de arte, suas histórias, seus livros, precisam ser conhecidos de todos nós da Amazônia, já que daqui desse povo e desses cenários ele se alimenta há 79 anos, comprovado nesse dia pelo primoroso desenho que hoje tive o privilégio de ver o original datado de 03/01/1932 e encontrado pelo pintor por entre as páginas de um livro guardado cuidadosamente por tantos anos. O menino desenhou o “gato comendo peixe” e assinou com a letra própria de criança já entusiasmada com a arte. Nascia o Moacyr com y para o mundo da arte e da beleza.

(*) É jornalista, escritora e colaboradora do NCPAM/UFAM.

Nenhum comentário: