sábado, 6 de abril de 2013


UFAM CONFIRMA MÁRCIA PERALES PARA REITORIA


Com 60,7% dos votos válidos, a reitora licenciada Márcia Perales, candidata à reeleição, pela chapa “Ufam Sempre Melhor”, venceu a disputa do 2º turno da consulta à comunidade acadêmica para escolha de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), gestão 2013-2017. Ao lado de Hedinaldo Lima,como vice-reitor, Perales permanece no comando da instituição por mais quatro anos.

O resultado do pleito foi divulgado pela Comissão Central de Consulta (CCC) no início da noite desta sexta-feira (5), na sede da Comissão Permanente de Vestibular (Comvest), na presença dos candidatos. O diretor licenciado da Faculdade de Estudos Sociais, Sylvio Puga, que concorria à administração superior da Ufam pela chapa “Uma nova Ufam vai nascer”, recebeu 39,3% dos votos.

De um total de quase 35 mil pessoas aptas a votar neste 2º turno, apenas 8.539 compareceram às urnas nesta quinta-feira (4) – 148 a mais que na semana passada. Por conta da baixa participação da comunidade acadêmica, o índice de abstenção ficou em 75,6%, praticamente estável em relação ao 1º turno (76%). 

Ao todo, foram 8.408 votos válidos. Entre eles, 56 votos brancos e 75 nulos. A exemplo do 1º turno, Márcia Perales recebeu a maior parte dos votos dos servidores: foram 924 dos professores, de um total de 1.291 válidos; e 856 votos dos técnicos administrativos, de um total 1.362 válidos. Já Sylvio Puga teve melhor desempenho entre os estudantes, com 3.010 votos, de um total de 5.755 válidos.

O resultado da votação será encaminhado ao Conselho Universitário (Consuni), instância máxima deliberativa da Ufam, para homologação no dia 15 de abril. Após essa etapa, a lista com o resultado do pleito será submetida à avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Balanço
 – De acordo com avaliação da CCC, a apuração do resultado ocorreu dentro da expectativa. “Não houve nenhum tipo de ocorrência que merecesse qualquer comentário. O pleito e a apuração foram mais tranquilos em relação ao primeiro turno”, disse a presidente da Comissão, Ana Cristina Belarmino.

Fonte: Adua

Nenhum comentário: