sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

ACREANOS E BOLIVIANOS: VÍTIMAS DA CORRUPÇÃO

Somos todos índios lutando por liberdade - É preciso entender que hoje, do Alaska à Patagônia, em particular na América do Sul vivemos uma situação especial na história do continente. Está claro que, pela sua ação, os povos já não aceitam mais as políticas impostas pelos Estados dominadores.

*Roberto Monteiro de Oliveira

Faces de uma mesma moeda - Quanto aos nossos bravos irmãos bolivianos vítimas de governantes corruptos, cujo exemplo maior foi Antenor Patiño que preferia viver na França, hoje com Evo Morales buscam na comercialização vantajosa do gás e do petróleo; na nacionalização das minas e da reforma agrária um atalho para o desenvolvimento.

É necessário de fato destacar a valentia de nossos irmãos bolivianos, povo das florestas e das montanhas andinas pela bravura nos combates inglórios conduzidos por elites perversas que ainda hoje teimam em fomentar a inimizade entre povos irmãos vítimas do mesmo processo histórico e geográfico de expropriação dos nossos recursos naturais perpetrado pelos Estados europeus no passado, e, atualmente pelas multinacionais.

Mas é necessário também resolver o problema do altiplano de La Paz versus terras baixas de Santa Cruz de La Sierra. Oxalá Evo Morales não decepcione o povo boliviano e nem seja surpreendido por golpes como o acontecido a Victor Paz Estensoro.

Não é possível que Bolívia e Acre continuem órfãos de seus próprios governos. Á atual conjuntura exige que se estabeleçam alianças políticas sólidas, em torno de projetos concretos de desenvolvimento regional e de mútua cooperação, sem bravatas, como forma de superar a solidão a que estaria condenada a Bolívia conforme o escritor Augusto Céspedes.

Somos todos índios lutando por liberdade - É preciso entender que hoje, do Alaska à Patagônia, em particular na América do Sul vivemos uma situação especial na história do continente. Está claro que, pela sua ação, os povos já não aceitam mais as políticas impostas pelos Estados dominadores.

De uma maneira ou de outra, o que esses povos dizem, pelas formas que encontram, é que exige um futuro digno para seus filhos, um futuro para as Nações.

É preciso entender os sinais dos novos tempos quando o Presidente Bush é derrotado nas eleições – depois de enormes manifestações contra a guerra no Iraque, da mobilização massiva e inédita dos trabalhadores latinos imigrantes, e da reação à tragédia anunciada que representou o furacão Katrina para os negros; quando a vontade de soberania dos povos é o que se impõe nas eleições e fora delas, levando os governantes: na Venezuela, defender o petróleo, fazer a reforma agrária e desapropriar empresas ocupadas; no Equador, se comprometer a revogar o Tratado de Livre Comércio e desmantelar a Base dos EUA em Manta e, no México, rechaçar a fraude eleitoral e as privatizações, convocando o povo a resistir para impor sua vontade.

Quando o povo quer ninguém domina. Os acreanos nos deram um belíssimo exemplo da luta de um povo pela sua identidade nacional e pela sua autodeterminação.

*Geógrafo do Núcleo de Estudos Amazônicos (NEAZ) da Universidade de Brasília.

Um comentário:

Anônimo disse...

ula e dilma dois bandidos dos tempos das guerrilhas no Brasil da ditaduta militar, agitadores, baderneiros e guerrilheira Comunista, bandidos que levam o pais para o fundo do poço.
Acho justo o STJ E STE ter punidos com representaçõs do DEM E PSDB contra estes dois crapulas que estão fazendo campanha eleitoral antes de 2010!essa reunião de prefeitos que teve o encontro foi puro jogo eleitoreiro.com o velho SARNEY o velho ladrão e Michele Temer ambos do PMDB o Brasil está FERRADO DE VEZ!