segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O BANZEIRO DO ENCONTRO DAS ÁGUAS


A partida. A Caravana “Encontro das águas” realizada nesse domingo(15) contou com a participação de dezenas de representantes dos diversos segmentos da sociedade manauara. Os participantes sairam em ônibus com destinho às Lajes, mirante do Encontro das Águas, na zona Leste de Manaus. O objetivo do Ato era dar continuidade aos trabalhos de campo, fazendo análise de solo, levantamento faunístico e dos sítios arqueólogicos, bem como a documentação paisagística do suntuoso Encontro das Águas formado pelo Rio Negro e Solimões, ícone da identidade manaura, que por ora vem sendo ameaçado de destruição pela construção do Porto da Laje, que cinicamente, seus dirigentes por meio da mídia passaram a chamar de “porto verde”. A direção do movimento SOS Encontro das Águas constatou que os pescadores do Lago não foram ouvidos como parte do EIA/RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) e que “ se deve ter cuidado porque a construtura Laje está monitorando os nossos passos, tentando esvaziar as ações do Movimento”, concluem os líderes.

O Encontro. Nas Lajes, encontramos as lideranças, onde fizemos um Ato Público para ouvir os comunitários do Lago do Aleixo, que são os principais prejudicados se realmente a construção do mega-projeto do porto vier a ser construído. Os comunitários denunciaram as várias formas de agressão que estão sofrendo pela empresa Lajes Logística S/A, que vem tentando comprar o aceite da comunidade em troca de promessas de empregos e outras “armações que eles estão fazendo”. Os comunitários fizeram questão de informar: “estamos reunidos em um Comitê de Gestão da Comunidade, que reuni nossas associações”. Com isso explicaram que “somente esse Comitê tem autoridade de falar em nome das Comunidades do Lago do Aleixo” e, em caso de dúvida convocarão a Assembléia Comunitária para decidir “soberanamente sobre o nosso futuro”. O agravante de tudo, segundo os representante do Comitê é que “a empresa construtora com apoio da Superintendência da Zona Franca de Manaus estão promovendo a guerra santa, jogando evangélicos protestantes contra os católicos para nos dividir”, afirmam.

Foto: NCPAM

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a causa.
Mas desde já, é bom deixar claro a quem interessar que todas essas ações não passam de uma mera forma de promoção do indivíduo que se diz a frente do movimento, pois pelo que se sabe nos bastidores e corredores do poder, já articula seus parceiros para a próxima eleição.
Quem está acompanhando o cenário político amazonense, sabe do que se trata, então, é bom ficar de olho.
É lamentável tanta gente de respaldo social está interessada em correr atrás do vento.

Anônimo disse...

É infeliz, estamos vivendo tempos que tão saber quem está dizendo a verdade, a comunidade fala de uma coisa, aí vem um movimento alheio aos interesse dos moradores, todos bem formados e empregados, enquanto que a realidade da comunidade é outra.
É fácil levantar uma bandeira quando se está de fora de uma luta, mas o difícil mesmo é vestir a camisa da verdadeira realidade de descaso que a comunidade vem vivendo por muitos anos, ao longo de diversos governos.
Agora, saber se é uma articulação ou não, é de nos fazer pensar, do por quê disso? seria necessário tanto ( tentar prejudicar a comunidade em troca de promoção pessoal - o que isso?).
A política sempre guarda sua parte podre para o povo, aqui nós da comunidade seremos os atingidos por essa despolitica de desarticulação do empreendimento que foi pensado para o povo.

è fácil levantar uma bandeira, dificil mesmo é vestir a camisa do preconceito, da fome, da exclusão, do desemprego que nós moradores sentimos na pele.

Senhores organizadores desse movimento contra a construção do porto,aqui ficar o desabafo de uma moradora do bairro, não tentem atrapalhar o nosso progresso. já chega de sofrimento.
Maria

Anônimo disse...

Construir um intermodal em Manaus é errado. Ponto.

Anônimo disse...

O problema não é ser contra o desenvolvimento da comunidade, o problema é que com a construção deste porto, haverá, como acontece com todos os portos, um elevado indice de prostituição, de trafico de drogas e de acolismo. isso sem contar com a impacto ambiental que causara no encontro das aguas, dizem que em breve sera tombado como patromonio natural da huanidade com a descarga de oleo nas aguas e outras especies de dejetos.

Anônimo disse...

NOBRE DEPUTADO ESTADUAL WALLACE SOUZA, QUE BOM QUE OS POLÍTICOS DO ESTADO DO AMAZONAS MOSTRAM A SUA CARA e a sua também de mentiroso a imprensa de manaus!
MAIS UMA VEZ E NOTAVÉL O NIVEL DE CORRUPÇÃO E LIGAÇÃO COM GRUPOS DE EXTERMÍNIO QUE NÃO SÓ NO AMAZONAS MAIS NO PAIS INTEIRO PREDOMINA, DESEMPREGO, INSEGURANÇA, CRISE FINANCEIRA,TERRORISMO COM O EMPREGO PARA PRESERVAR A MARGEM DE LUCRO DO EMPRESÁRIOS, SAÚDE PRECÁRIA, INSEGURANÇA SOCIAL, ESCOLAS ABANDONADAS NO AMAZONAS E NO BRASIL.
JUDICIÁRIO CORRUPTO,EXECUTIVO,LEGISLATIVO E ATÉ AS FORÇAS ARMADAS, BRASIL É PAIS DE QUEM TÊM DINHEIRO OU E BANDIDO DO COLARINHO BRANCO NÃO VAI PRESO, PRISÃO NO BRASIL E PARA QUEM ROUBA UM SABONETE,UM PACOTE DE BOLACHA NO SUPERMERCADO,R$10,00 OU MENOS E PARA POBRE,PRETO,INDIO E PUTAAAA ISSO O MUNDO TODO JÁ SABE< QUE VERGONHA NACIONAL!SERÁ NECESSARIO MAIS AGENTES DA POLICIA FEDERAL DO AMAZONAS MORRER PARA ALGUMA DITA AUTORIDADE TOMAR AS DEVIDAS PROVIdencias????

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.