terça-feira, 8 de março de 2011

A FORÇA DAS MULHERES DA BELA VISTA

No dia internacional da mulher o Movimento S.O.S. Encontro das Águas se fez presente numa reunião do Núcleo pelo Direito da Mulher da Bela Vista, comunidade da Zona Leste de Manaus, que participa da luta pela Homologação do Tombamento do nosso Encontro das Águas como patrimônio natural e cultural da nação brasileiro. Na oportunidade falou-se sobre a história do movimento feminista no mundo e em particular no Brasil. As lideranças locais fizeram questão de dizer que o dia não passou em branco porque aproveitaram o momento para refletir sobre as lutas sociais das mulheres no conjunto das transformações sociais. As mulheres da Bela Vista lembraram ainda de suas lutas pela ocupação da terra e falaram da necessidade de se definir uma estratégia de enfrentamento com o Estado reivindicando o cumprimento dos direitos básico dos cidadãos. Nesse enfrentamento, explicavam, que tanto homens e mulheres devem somar força para fazer valer o direito coletivo se assim quiser ver florescer a sustentabilidade da comunidade. Nessa luta, as mulheres da Bela Vista concluíram que a mulher se faz mulher porque participa dos movimentos sociais conquistando espaço de liberdade para optar de forma coletiva pela efetivação dos seus direitos. A palavra de ordem do movimento é autonomia e determinação, para isso é preciso ampliar as parceria e comprometer cada vez mais o Estado quanto à formulação de políticas públicas que promovam a dignidade e a felicidade dos homens e mulheres que vivem e moram nos arredores do Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões. A reunião prolongou-se pela manhã no salão da Capela da Igreja Nossa Senhora da Conceição, a santa padroeira das Amazonas.

Palmeira que anda -Depois da reunião do Núcleo das Mulheres da Bela Vista, a direção do Movimento S.O.S. Encontro das Águas foi ao encontro do ecólogo e paisagista Willys Silva Souza, que é o proprietário de um belo orquidário na região do Puraquequara, também nos arredores do Encontro das Águas. O encontro serviu para que se definisse algumas tratativas quanto à gestão desse patrimônio, envolvendo os próprios comunitários numa rede de economia solidária. No jardim do pesquisador registram-se muitas espécies naturais, que ele faz questão de destacar em contraponto a uma política paisagística ignorante e endocolonial, que pretende de toda maneira apagar o valor das espécies locais transplantando modelos e formas. No entanto, ele grita e reclama por políticas públicas que promovam a pesquisa e o reconhecimento da estética regional que pode muito bem está marcada em tipos como a "palmeira que anda", veja a foto. Amazônia, na verdade, preserva em suas florestas milhares de espécies que muito significa para a identidade cultural do seu povo. A palmeira que anda é assim denominada porque o seu tronco é vasado, criando raizes em forma de pernas como se ela estivesse em movimento. Bela e rara manifestação local que bem poderia embelezar o paisagismo das nossa cidades que sofrem do descaso e abandono de seus governantes.

5 comentários:

Anônimo disse...

Que vergonha Leandra,vç usando a imagem de onze pessoas e se escondendo atraz delas.Respeite o Dia Internacional Da MULHER nao faça isso que vergonha, uma mulher que nem vç que se diz esclarecida fazer um papel desse apelando tenha do

Anônimo disse...

O homem também não nasce homem se faz homem.Entretanto, pelo dito alguns continuam no armário fazendo fuxiquinho,não se revelando porque tem outros homens por trás. Até quando vamos conviver com esses que preferem a fantasia de machão se orgulhando de bater em mulheres. Enquanto mulher me manifesto indignada pela covardia desse ente rastejante que envergonha não só a si mesmo mas a sua família por quem temos grande respeito.

Anônimo disse...

A MINHA FILHA, QUE DISCRIMINAÇAO QUE VALENTIA,UM DIA VOU ME REVELAR VOU ESTA NA PRIMEIRA FILA NA INAUGURAÇAO DO PORTO MAS VÇ NAO VAI ME VER PORQUE LA NAO VAI ENTRA COVARDE DA TUA MARCA QUE VIVE SENDO PAU MANDADO DO ADEMIR E DE UM GRUPO QUE DIA APOS DIA TEM PERDIDO SEUS ADEPTOS CATOLICOS ELES TEM SE ENCONTRADO COM A VERDADE E AI ABANDONAM ESSE TRADICIONALISMO QUE VÇ VIVE

Leandra Ribeiro disse...

Não uso anônimos e também não sou despolitizada e não encontro pessoas para me pagar para ser o que sou. Sou o que sou porque nasci na Igreja comprometida com a educação e seus segmentos sociais.
Tenho história e não sou pau mandado e não vou contra as leis de justiça tenha vergonha e procure fazer algo pela sua comunidade e por si mesmo. Vou buscar meus direitos e vou te encontrar na policia FEDERAL.E VOU TE ENCONTRAR E VOU TE MOSTRAR PARA TODOS.

Anônimo disse...

JURA,NA POLICIA FEDERAL,TA BOM QUE MEDO.CUIDADO POSSO ATE TE CHAMAR PRIMEIRO,TU SABE QUEM MANDA NA POLICIA FEDERAL,NAO.O TODO PODEROSO,ELE E MEU DEUS,CLAMA PELO TEU QUE EU CLAMO POR ELE E DEPOIS VEREMOS O RESULTADO