quarta-feira, 9 de março de 2011

O ENCONTRO DA FRATERNIDADE


Ellza Souza (*)

O lançamento da campanha da fraternidade 2011 no nosso maravilhoso Encontro das Águas dá ao Movimento S.O.S. Encontro das Águas, a segurança do apoio da Igreja Católica e de muitas comunidades. É o que precisamos: o engajamento de toda a sociedade para que os gananciosos que anseiam fazer essa ultrajante obra naquele local, sem pensar nas funestas conseqüências disso, mudem o alvo de sua cobiça para outras plagas. A Amazônia não é intocável mas precisa ser tocada com amor e bom senso onde os projetos tragam benefícios à população sem com isso aconteça a degradação da sua exuberante natureza.

Como tudo no planeta está interligado apesar das fronteiras impostas pelo ser humano, a burrice que aqui se faz vai ser sentida por todos, em qualquer lugar do mundo. Como viver sem água, sem igarapés, sem árvores, sem pássaros, sem as colinas, sem as flores, sem as frutas? Ainda bem que a Campanha “Fraternidade e Vida no Planeta” nos levará a uma reflexão sobre a falta de cuidado com o ambiente que nos dá tudo isso.

Ser contra a preservação do nosso Encontro das Águas que além de beleza, nos empolga com os mistérios ali encontrados, a história ainda pouco estudada e muito mal compreendida, é no mínimo ser contra a própria vida. Um porto naquele maravilhoso e plácido lugar onde se abraçam o rio Negro e o Rio Solimões e daí pra frente passa a se chamar Amazonas, o maior de todos os rios, seria uma calamidade para a cidade e para a humanidade.

Um porto implica poluição e degradação ambiental. Ainda mais se for feito por quem não possui compromisso com o ser humano e com a natureza. Por quem só pensa no lucro e para isso é capaz de passar por cima da dignidade e da própria inteligência. Não deixaremos misturar com o óleo da destruição, as águas agora abençoadas pela fraternidade da campanha mas que sempre foram protegidas por Deus que as criou. Só queremos defender o nosso Encontro das Águas. Ser contra isso é não ter dentro de si a centelha divina que diferencia o homem de uma pedra que não é a das Lajes, um marco na história do nosso povo.

(*) É jornalista, escritora e colaboradora do NCPAM/UFAM.

7 comentários:

Anônimo disse...

opa! a rebelde sem causa já está escrevendo lajes com "j". vejo que assimilou pelo meno isso do comentário que fiz às suas loucas propostas.

como é possível que a atividade portuária que retira milhões de carretas das estradas brasileiras não seja ecologicamente correta?

liberdade de imprensa e respeito à livre iniciativa são os esteios de uma sociedade que cumpre as Leis, gostemos delas ou não.

nunca vi você ou qq membro do SOS mostrar uma ilegalidade sequer do projeto do porto das lajes.

querer ganhar na marra, não aceitando o contraditório é postura de gente governada por interesses inconfessáveis.

já alertei você, a máscara do Ademir vai cair e quem estiver incondicionalmente ao lado dele, também sofrerá com a falta de credibilidade futura.

ele é esterto e oportunista e você?

Anônimo Convicto

Anônimo disse...

É meu caro, a natureza é cruel te fez assim especial porque sabia o mal que poderias fazer para o outro e ao planeta. Com a homologação do Encontro das Águas tu e teus comparsas deverão gritar por um cavalo na possibilidade de pinotar em outros pastos, por aqui mesmo não dá. Resta somente bater em retirada cantando mamãe eu quero... e na SUFRAMA as tetas secaram, a mordomia da Suframa não há mais... mané para onde? - Que seja longe, bem longe do nosso Encontro das Águas.

Anônimo disse...

O grupo de vocês está se disolvendo, a mentira não prosperará e Justiça prevalecerá na defesa dos pobres que sofrem com a carestia resultante do monopólio que vocês defendem.
Queremos trabalho, desenvolvimento e liberdade do grupo opressor que controla a água e as almas na nossa Colônia Antonio Aleixo.
Fora SOS!
Vocês não representam o nosso povo.

Anônimo disse...

ME DIGAM UMA COISA,O QUE E MESMO QUE A MAU RISA O ISRAEL O LEONARDO A MARIA O EDIVALDO E OS QUE APARECEM NESSAS FOTOS REPRESENTAM AQUI NA NOSSA COMUNIDADE.PELO QUE EU SEI NADA NADA NADA O QUE EU VEJO ELES AQUI FAZENDO.SO VIVEREM CRITICANDO OS OUTROS E NAO APRESENTAM PROPOSTAS DE NADA ELES NAO TEM MORAL NENHUMA.OS TAIS VIVEM DE MONTAGEM OBSERVEM AS FOTOS QUE ELES APARECEM SAO AS MESMAS PESSOAS,O MESMO GRUPO DESDE MUITO TEMPO SAO OS MESMOS.SOMOS AQUI MAS DE 40 MIL HABITANTES E ESSES GATINHOS PINGADOS NAO PODEM DE MANEIRA NHENHUMA RESOLVEREM ISOLADAMENTE POR NOS AS NOSSAS QUESTOES

Anônimo disse...

É fácil fazer comentário sendo anônimo, quero ver dar idéias, propostas e sugestões concretas sem desmerecer a posição do outro, eu sou a favor do Encontro das aguas SEMPRE e o POVO tambem! Nada nada nada irá conseguir derrubar esse sentimento do povo Manauara para com o seu maravilhoso cartão-postal. Tenho dito e ponto.

Anônimo disse...

Quero dar os parabéns aos integrantes do Movimento SOS Encontro das Águas. Por sua firme iniciativa de lutar em defesa dessa maravilhosa Obra de Deus que é o Magnífico Encontro das Águas. Até agora só tive a oportunidade de me deliciar com esse espetacular panorama uma única vez, mas, foi suficiente para me encantar com este lugar SAGRADO. Quanto aos comentários deprimentes que alguns alienados têm feito em relação a luta e principalmente as vitórias desses persistentes e destemidos guerreiros, isso é mais que uma confirmação da competência desses bravos guerreiros. O sucesso dos que lutam por uma boa causa, incomoda quem não tem competência para tal. Portanto, Movimento SOS Encontro das Águas,vão em frente que vocês tão dando um show, um banho, uma goleada, uma lição de Cidadania. Fiquem com Deus.

Anônimo disse...

TU DEVIAS LAVAR TUA BOCA AO PRONUCIAR A PALAVRA DEUS SEU IPOCRITA ONDE QUE DEUS TA DO LADO DAQUELES QUE DEFENDEM BANDIDOS.A JA SEI deus dos idolotras que sao vçs me prove ao contrario