sábado, 18 de junho de 2011

MAUÉS REALIZA PELA SEGUNDA VEZ O FESTIVAL LITERÁRIO DA FLORESTA

O Flifloresta 2011 com a participação de Astrid Cabral, Elson Farias, Tenório Telles, Ademir Ramos e outros escritores está se transformando na referência literária do Amazonas por ser celebrado pela segunda vez no município de Maués, que além de agregar a tradição das narrativas indígenas maué destaca-se também por ser resultado de políticas públicas com foco no desenvolvimento cognitivo dos jovens estudantes que se encontram inseridos num programa de incentivo à leitura, como também em atenção aos professores que participam dessa rede pela melhoria da educação e acesso à cultura.

Já estão confirmados os nomes dos escritores que estarão presentes no Festival Literário Internacional da Floresta de Maués (Flifloresta/Maués). O evento, promovido pela Prefeitura do município, acontecerá no dia 24 de junho, com a presença dos escritores Astrid Cabral, Dori Carvalho, Tenório Telles, Ademir Ramos, Zemaria Pinto, Elson Farias, Nelson Castro, Luiz Lauschner e Abrahim Baze, que fará o lançamento do livro “Ferreira de Castro”.

O Flifloresta faz parte da programação do Festival de Cultura de Maués, evento que conta com atividades desenvolvidas no período de 16 a 25 de junho, em comemoração aos 178 anos do município.

A abertura do Flifloresta/Maués está marcada para as 08h30, com a palestra magna “A importância da leitura na formação da juventude”, ministrada pela poetisa Astri Cabral.

Depois acontecerá o Simpósio de Leitura e Formação de Leitores, com a presença dos escritores convidados. O Simpósio será das10h às 19h. Dentro do Simpósio, haverá a palestra “As cultura Indigenas e a construção da Identidade na Amazônia”, com o antropólogo Ademir Ramos, e as mesas temáticas “O Papel da Escola na formação dos leitores” com Elson Farias, “Como me tornei escritor: formação e experiência”, com Zemaria Pinto.

Às 19:00 horas haverá a abertura da Exposição de Fotografias de Paulo Câmara, denominada “Um olhar silencioso...” e em seguida o lançamento dos livros “Intramuros”, Astrid Cabral, “A cidade perdida dos meninos Peixes”, Zémaria Pinto, " Tributo a um contador de história" de Xico Gruber, “Ferreira de Castro” de Abrahim Baze, “O som das letras” e “ Aventuras do Zezé na História do Amazonas” Elson Farias, “Nova Ortografia da língua Portuguesa” Tenório Telles, “Paixão e fúria” Dori Carvalho, “O Perfume do Pau rosa” de Luiz Lauschner e o Livro de Maués com informações históricas e administrativas da cidade, prefaciados pelo próprio Prefeito.

Às 21h, está previsto, ainda, um recital poético com Dori Carvalho. Na seqüência serão premiados os vencedores do Festival de Narrativas, do concurso de Artes Plásticas e serão homenageadas personalidades que ajudam a construir a história da Terra do Guaraná.

O último dia de Flifloresta/Maués, será promovido o chamado Café Literário, e em seguida a distribuição de mais de 1000 (Mil) livros nas casas inscritas no programa “Bibliocleta”.

Segundo o prefeito do município, Miguel Paiva - Belexo, a realização do Flifloresta, como parte do Festival de Cultura de Maués, institui um novo conceito de comemorações populares. “Todo mundo está acostumado a fazer festas apenas com shows musicais. Estamos criando algo que vai além, que pode deixar sementes para o povo. O contato com a literatura pode mudar a vida de uma pessoa, seja de qual idade for”, afirma.

Os locais de realização do Flifloresta em Maués serão a sala de Exposições do Museu do Homem de Maués e auditório do IFAM – Escola Técnica federal.

A primeira edição do Flifloresta aconteceu em 2008, em Manaus. Ano passado, os municípios de Careiro da Várzea, Itacoatiara , Parintins e Maués também foram cenários do evento. A participação popular é gratuita.

Um comentário:

Rayane disse...

Parabens a iniciativa é muito boa para valorizar a literatura em nosso estado. mais uma vez parabens

*-*