quarta-feira, 5 de outubro de 2011

TOMBAMENTO DO ENCONTRO DAS ÁGUAS: VITÓRIA DA CIDADANIA

"A manifestação do desembargador representa uma vitória da cidadania ambiental. Pena que o Governo do Estado insista em continuar na contramão da história", afirmou o deputado Luiz Castro. A mudança de postura estadual, segundo o deputado, deve partir da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS), que precisa rever a posição de apoiar o empreendimento empresarial no maior símbolo ecológico e turístico do Amazonas.

A decisão do desembargador presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), Olindo Menezes, de restaurar o tombamento doEncontro das Águas reforça a necessidade de se buscar alternativas para construção de um novo porto para atender, principalmente as demandas logísticas do Pólo Industrial de Manaus. A análise é do deputado Luiz Castro que hoje, da tribuna da Assembléia Legislativa elogiou a decisão do desembargador que impede temporariamente qualquer tipo de construção no local.

A proposta do deputado Luiz Castro para sanar o impasse que se arrasta há três anos, é o levantamento por parte do Governo do Estado, das condições técnicas para a construção do porto na área do Puraquequara se os estudos permitirem, onde já foi feito análise para a implementação do Pólo Naval do Estado. "Se há condição para efetivação de um Polo Naval, porque não deixar espaço para um porto no local?", questionou. O deputado propõe que o Governo do Estado faça a desapropriação da área das Lajes para a criação de um parque estadual que valorize o turismo no local e para ceder, via permuta, uma outra área no Puraquequara, para viabilizar o projeto do porto. "É preciso uma solução que garanta o patrimônio ambiental e turístico do Encontro das Águas", defendeu Castro.

Quanto ao licenciamento da obra, o presidente do TRF-1 Olindo Menezes argumentou que o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) privilegiou a empresa Lajes Logística S.A com a Licença de Instalação (LI) Nº 134/11, autorizandoa construção do Terminal Portuário das Lajes em área extremamente sensível e de alta importância para a preservação do bem protegido, onde se dá o ápice do Encontro das Águas. O que não poderia ter sido feito sem a devida consulta ao IPHAN porque no dia 02 de agosto, data em que o Governo do Amazonas concedeu a licença a empresa privada para construção do porto, o tombamento estava em plena vigência.

O parlamentar aproveitou ainda para saudar as pessoas que voluntariamente estão unidas no movimento S.O.S. Encontro das Águas com o objetivo de garantir a permanência do mais representativo cartão postal da cidade de Manaus. "Não há turista que não busque conhecer o Encontro das Águas. Então é preciso preservá-lo e incentivar ainda mais o turismono local", disse.

5 comentários:

Anônimo disse...

Sim, deputado!
E por que o senhor não apresenta um projeto de lei disciplinando a utilização da orla e que num prazo de 10 anos TODOS os empreendimentos (fábricas, usinas, portos, serrarias, PROAMA, etc.) teriam que ser demolidos para que o Encontro das Águas voltasse à condição original, de quando Orelana esteve po aqui?
Por que a sua implicância é direcionada apenas para esse projeto?
Quem o subsidia para que o senhor defenda essa causa que nao contribui em nada para diminuir a carestia que aflige os seus eleitores mais pobres?
Na Colômia do Aleixo o senhor não será bem vindo.

Anônimo disse...

Olha já quem fala, nem conhece a nossa Manaus, quanto mais a Colônia, sai pra lá coirão...

Anônimo disse...

Esse anônimo aí é bom de perguntas. Parece até algoz intimando a vítima.

Anônimo disse...

DEP.AQUI NA COLONIA,NO MOMENTO O SR SO TEM O VOTO DO SEU SEGURANÇA O ISRAEL DOURADO QUE E LOTADO NO SEU GABINETE,E LHE DIGO MAS NAO TEM PRESTIGIO AQUI.ARUME OUTRO CABO ELEITORAL.

Anônimo disse...

Eu já era eleitora e fã do Deputado Luiz Castro, agora sou defensora desse grande e respeitável parlamentar. Estamos presenciando tantos absurdos cometidos por políticos em todo o Brasil e em nosso Estado temos o orgulho e a honra de contarmos com um homem digno, correto e dedicado as causas e interesses do povo que o elegeu. Parabéns Dep. O Senhor está dando seu atestado de ficha limpa, de político merecedor dos milhares de votos que o elegeu. Quanto as sandices publicadas por esse internauta desinformado, digo a ele que, pessoas de Bem vota em pessoa de Bem, as pessoas de Bem com toda a certeza apoiam os que trabalham em benefício dos interesses do povo. Tenho dito.