quarta-feira, 29 de junho de 2011

FEIRAS E LIXO UMA MISTURA QUE DEU CERTO EM MANAUS

Ellza Souza (*)

As feiras de Manaus fazem parte da cultura do povo amazonense. Talvez pela fartura de produtos da terra muitos já em fase de extinção como a tartaruga, a andiroba, o pau rosa, o cacau, o pirarucu, só para dar alguns exemplos. Algumas são semanais como a do bairro de Aparecida que até já se tornou ponto de encontro de velhos amigos para comer um pastel com caldo de cana. Tem a feira Moderna e a da Panair onde desembarcam pela via fluvial a grande massa de produtos vindos do interior do Estado como as frutas, os peixes e os legumes. E as feiras dos bairros que por sinal muito boas se não fosse o lixo.

Num programa de televisão ouvi o secretário municipal de produção e abastecimento defendendo a gestão do atual prefeito que foi o autor da construção de muitas feiras na cidade, segundo ele, há dezoito anos. De lá pra cá não foi colocado um prego e se verificou o mais completo abandono nesse interstício de Amazonino para Amazonino. “Agora” na atual administração com a “profissionalização no trato com a cidade de Manaus” ainda segundo o graduado funcionário, a coisa está melhorando. A reportagem mostrou as reclamações dos permissionários quanto ao abandono, à sujeira, às crianças que circulam nas feiras, às bebidas alcoólicas e o som alto que apesar das proibições correm solto nesses ambientes. Aí então o secretário se referiu ao “meu sub o Dr. Osvaldo” que provavelmente cuida dessa parte numa divisão igualitária de tarefas.

O secretário garante que estão sendo feitas parcerias com empresários que ajudarão a fazer as reformas necessárias e acabar de uma vez com esses problemas que se arrastam há pelo menos “dezessete anos”. Parece até coisa de propaganda eleitoral mas ele jura que “o prefeito está junto com os permissionários” e provavelmente atento a seus reclamos. “E o mercadão” perguntou o repórter. “Por ser um trabalho de restauração está a cargo da Manauscult mas acredito que até o final do ano deve ser entregue à população”.

Outro dia uma senhora de uns 40 anos, carioca moradora da cidade, se referiu a nossa principal feira, a Moderna, como “o porcão”. Fiquei com pena do animalzinho porque na lama muitas mulheres se encharcam para ficarem mais belas. Tem lama que é boa o que deve ser o caso dos porquinhos. Mas a mulher se referia a sujeira que ela diz existir no local. Entre odores ruins que não é do pitiú, lama, plásticos, restos de alimentos apodrecidos. Falta nas feiras umas vassouradas e um sabãozinho nas mãos dos que usufruem esses serviços. Falta zelo, falta higiene e educação no trato com os fregueses. Faltam políticas públicas para trazer o que tem de melhor do interior para as feiras num preço e qualidade mais condizente com o nosso povo. Falta também cobrança da sociedade. No meu caso preciso ver acontecer e não apenas ouvir funcionário, seja público ou particular, falar bem do patrão.

(*) É Jornalista, escritora e articulista do NCPAM/UFAM.

6 comentários:

Anônimo disse...

Deu certo pra vç que vive querendo apagar a imagem do prefeito seu f...d...m...b...c...c...f...

Anônimo disse...

Deixa de ser imbecil. Quem apaga a imagem do prefeito é ele mesmo, sendo omisso, negligente, irresponsável, desrespeitoso com o povo que erradamente o elegeu. adaeixa de ser puxa saco, será que não trabalhas, não estudas, porque as pessoas de bem que estudam e as que trabalham estão sentindo na pele o resultado da má administração de nossa cidade e apesar de toda essa desgraça ainda tem jumento com o cérebro engessado com disposição p/ puxar o saco desse corrupto. Aí é p/ acabar.

Anônimo disse...

É uma vergonha, o transporte coletivo em Manaus é uma merda e esse ser desnaturado ainda se acha no direito de falar em imagem de prefeito, esse prefeito não tem imagem, o que ele tem é uma sombra bem negra envolvendo a triste figura que ele é.

Anônimo disse...

Desgraçado. Vai cedo da manhã no T5 pegar o 670/ 671/ 672 etc. etc. Pra vê se continua com essa disposição de puxar saco desse fanático por grana e poder.

Anônimo disse...

Tem gente p/ tudo nesse mundo. A cidade está entregue às baratas e mesmo assim ainda tem gente achando que o Sr. Amazonino é o cara. Esse corrupto está detonando a nossa vida, está querendo arrasar com tudo. A cidade sofre com a falta de transporte, os ônibus estão caindo aos pedaços, não há segurança. Agora ele p/ economizar o dinheiro público p/ sobrar ´p/ passeis dele p/ Europa vais retirar todos os seguranças das escolas, dezendo ele que vai intalar câmeras em lugar dos seguranças. Queremos ver o que que as câmeras vão fazer para evitar os assaltos e arrombamentos nas escolas que ficaram abandonadas a noite inteira. E ainda tem quem puxe saco desse cavernoso.

Anônimo disse...

Essa é a cultura que ele imprimiu na mente fraca de certos indivíduos que por uma migalha, uma sacola de peixe moído etc. são capazes de lamber o chão que esses criminosos que comandam o Amazonas e Manaus pisam. É esse tipo de verve que não deixa o verdadeiro desenvolvimento benéfico e saudável acontecer. Os puxa-sacos estão sempre dispostos a lamber o chão p/ esses corruptos, esse é o meio de eles ganharem alguma esmola, ao invés de trabalhar, como toda pessoa de bem faz.