quarta-feira, 15 de junho de 2011

MOVIMENTO S.O.S. ENCONTRO DAS ÁGUAS COBRA APOIO DA CÂMARA DE MANAUS

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) foi destacada pela defesa de programa de sustentabilidade ambiental como ferramenta de desenvolvimento humano, durante Tribuna Popular realizada na sessão desta quarta-feira (15), com presença do professor-doutor Ademir Ramos (foto), membro do S.O.S. Encontro das Águas, e do padre Guilhermo Carmona, da comunidade da área do Zumbi, zona Leste, onde está projetada a construção de um porto privatizado. O local planejado é no mirante do Encontro das Águas, que provocou na comunidade uma série de protestos que foram encampados pela CMM, com visitas ao local, debate com a população e fortes depoimentos contra o projeto no Plenário. A posição oficial do legislativo municipal foi elogiada pelo padre Carmosa, reforçando que veio desta instituição o principal apoio político para o movimento.

Uma observação do professor Ademir insinuando omissão da Casa do caso da preservação do Encontro das Águas provocou uma série de pronunciamentos esclarecedores sobre a participação dos vereadores no processo. O presidente Isaac Tayah (PTB) rechaçou a insinuação de Ademir, observando que é decisão administrativa e política promover o Plenário como o grande fórum de discussão dos temas de interesse público.

Wilton Lira (PTB) rebateu o discurso do professor, dizendo que haver vários movimentos parlamentares de apoio às questões ambientais. Socorro Sampaio (PP) enfatizou este esforço concentrado no processo macro de defesa do patrimônio ambiental de Manaus, seguida didaticamente pelo vereador Eloi Abreu (PTN), que destacou o empenho pessoal na qualidade da cidade de Manaus.

Mário Frota (PDT) anunciou que a área já estaria tombada, faltando apenas homologação por parte do Ministério do Meio Ambiente. Waldemir José (PT), que solicitou a Tribuna, afirmou que o empenho pela manutenção da cidade preservada representa a defesa dos direitos humanos, lembrando que a Campanha da Fraternidade deste ano tratou do tema com ênfase no apoio ao movimento S.O.S. Encontro das Águas. Waldemir garantiu que a Câmara esteve sempre na linha de frente no apoio político ao movimento e que hoje pode comemorar, com a comunidade, o tombamento do local já anunciado pelo organismo federal.

MANIFESTAÇÃO PELA HOMOLOGAÇÃO DO TOMBAMENTO DO “ENCONTRO DAS ÁGUAS”

O Movimento S.O.S. Encontro das Águas, abaixo representado pelo professor José Ademir Gomes Ramos que, em recente participação na Tribuna Popular do dia 15 de junho, pronunciou-se instando uma participação efetiva da Câmara Municipal no processo de proteção e salvaguarda deste bem que muito significa para o povo do Amazonas e para o planeta, gostaria de ter garantida a sua palavra final nos debates e, por isso, recorre a este instrumento para reconhecer o apoio de alguns vereadores desta vetusta Casa de grande valor para a garantia dos direitos fundamentais do cidadão manauara. Em vista das manifestações do Plenário, o representante do Movimento S.O.S. Encontro das Águas requer que se formalize o apoio da Câmara Municipal de Manaus, aprovando Moção de Manifestação e Apoio à Homologação do Tombamento do Encontro das Águas, a ser protocolada junto ao Ministério da Cultura, em seguida formalizar, também, a participação desta Casa na criação de um Comitê Gestor desse Patrimônio, com a participação da Comunidade Científica, sociedade civil e os entes jurídicos responsáveis para se discutir e definir políticas públicas em relação à gestão desse Patrimônio.

Atenciosamente,
JOSÉ ADEMIR GOMES RAMOS

ESTADO DO AMAZONAS
CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS
GABINETE DO VEREADOR MITOSO


MOÇÃO DEAPOIO Nº /2011

O Vereador infra-assinado, no amparo do Regimento Interno desta Casa, em nome da população manauara, manifesta Moção de Apoio ao Movimento SOS Encontro das Águas e à sua luta pela Homologação do Tombamento do Encontro das Águas, a ser protocolada junto ao Ministério da Cultura.

JUSTIFICATIVA

Esta iniciativa é expressão do dever moral, e não apenas político, dos representantes da população manauara, de mobilizar-se em defesa do patrimônio natural ímpar, que é o “encontro das águas”, onde os rios Negro e Solimões convergem para formar o imponente Amazonas. Local conhecido em todo o mundo, indiscutivelmente já faz parte da memória e da imagem de Manaus e, por que não dizer, da Amazônia. A ameaça a esse Patrimônio tornou a luta em sua defesa um tema que tem mobilizado todos aqueles que dedicam a sua vida e os seus esforços em prol da preservação ambiental. O Movimento SOS Encontro das Águas tem se destacado por sua luta incansável em assegurar que um dos maiores patrimônios naturais amazônicos mantenha a sua integridade, em proveito das futuras gerações. Esse é o fulcro da luta ambiental: visa o porvir; objetiva fazer com que o patrimônio natural, bem comum do povo, mantenha sua integridade e possa ser legado aos que virão. Essa é a minha luta pessoal, como vereador do Partido Verde, e daqueles que, nesta Casa Legislativa, têm se preocupado em contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o meio ambiente no Município de Manaus. É certo que muitas são as dificuldades. Mas, como disse o poeta Fernando Pessoa, “tudo vale a pena, quando a alma não é pequena.” A defesa do “Encontro das Águas” entra em fase decisiva, quando se busca a homologação do tombamento desse patrimônio natural. O apoio prestado com esta Moção é uma manifestação expressa da nossa atenção e preocupação com essa causa. Esperamos que o desfecho desse “bom combate” seja uma exitosa acolhida, por parte do Ministério da Cultura, das intenções legítimas dos movimentos ambientais e da população manauara, homologando o tombamento do “Encontro das Águas”. Que a trajetória de lutas que agora chega nesse momento crítico, culmine finalmente com a proteção integral e permanente desse que é um dos maiores bens naturais amazônicos, integrando-o ao rol do conjunto patrimonial oficialmente tutelado, indiscutivelmente um “bem de todos”: manauaras, amazonenses, brasileiros e “cidadãos do mundo”.

Plenário Adriano Jorge, em 15 de junho de 2011.

MITOSO
Vereador - PV

Fonte: http://www.cmm.am.gov.br/noticia_simples_2006.asp?ID=8332

6 comentários:

ITAMAR disse...

Aqui na comunidade antonio aleixo, existe um povo que e a favor da contruçao do terminal portuario das LAGES.k que o Ademir,o Carmona,e os outros k sao menoria querem,esses tais nao mandam na maioria,k querem o porto aqui,eu desafio qualquer pessoa a vim aqui na nossa comunidade e perguntar pra nos isso.

Anônimo disse...

Eu sou contra esse maldito projeto que graças a Deus já foi riscado do mapa. A Colônia Antõnio Aleixo que graças à Deus não é habitada só por indivíduos sem valor como esse que fez esse infeliz comentário, já deu seu parecer nesta questão. O povo decente e valoroso desse comunidade já deletou essa ideia sebosa de porto no Encontro das Águas. O que falta p/ cair a ficha desses oportunistas que sobrevivem de propinas e esmolas. Quem iria perder tempo dando confiança p/ um indivíduo que pelas baboseiras que escreve deve ter fugido da escola e agora fica pagando mico tentando escrever e não consegue, quer um conselho? Ainda é tempo! procura o EJA Educação de Jovens e Adultos, quem sabe tu consigas te alfabetizar. É só uma dica.
Quanto aos bravos integrantes do Movimento SOS Encontro das Águas, meus parabéns, vocês deram um maravilhoso exemplo de respeito, amor, coragem, persistência, dignidade, CIDADANIA. Um grande abraço a todos vocês.

ITAMAR FEITOSA disse...

FAZ O SEGUINTE,ME LIGA SE TU TEM CORAGEM MESMO.DE DEBATER O QUE E SER ESCOLARIZADO TE DOU UM DOÇE MAS VAMOS DEBATER COMO ADUTOS VÇ O PROFESSOR E EU O ALUNO.CEL 9944.6167 OU 9138.8897 RES 3618.6416

Anônimo disse...

O Itamar está confundindo as coisas. O que ele precisa é trabalhar e não fazer debate, debater o que se ele só fala asneira. Te orienta e troca o chip meu camara! Tu está precisando de ajuda médica.

Anônimo disse...

Não fala assim com ele não! Pega leve. O que o Itamar quer é um meio de ganhar dinheiro sem fazer esforço, e como ele nunca quis saber de estudar, agora quer ser assessor de impresário fajuto. Coitado dele gente! Todo mundo tem direito de acreditar no que quizer; Uns acreditam em contos da fada, outros em papai noel,em saci-pererê, em... ele coitado escolheu acreditar nos empresários forasteiros, se deu mal, sim, mas e daí? cada um se deixa enganar por quem ele quer, ninguém tem nada a ver com a maneira que o cara escolheu p/ ser feito de idiota, isso é um problema só dele. Dexa o cara ser feliz. Se é que alguém pode ser feliz fazendo esse papel ridículo que ele gosta de fazer. Cada um se diverte como pode.

Anônimo disse...

Um juiz, a serviço de interesses escusos, anulou o tombamento do encontro das águas. Temos que lutar para impedir que o monstro das lages seja construído.