sábado, 18 de junho de 2011

PELA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE ESCRITOR

O Senador Paulo Paim apoia sugestão de Gustavo Dourado, presidente de academia de Taguatinga (DF), e sugere a entidades da categoria a apresentação, à Comissão de Direitos Humanos, de minuta de projeto regulando a atividade de escritor.

A atividade de escritor poderá, finalmene, ganhar regulamentação. A sugestão foi apresentada ontem por poetas e escritores durante audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) em comemoração do Dia Nacional da Poesia — 14 de março.

O presidente da comissão, senador Paulo Paim (PT-RS), que requereu a audiência, pediu às entidades da categoria a apresentação à CDH de um anteprojeto para regulação da atividade. A sugestão foi apresentada pelo professor Gustavo Dourado, que também é poeta e cordelista, e preside a Academia de Letras de Taguatinga (DF). Ele destacou que os cordelistas já têm sua atividade regulamentada.

Alcinéa Cavalcante, filha do poeta Alcy Araujo, ressaltou que, por não ter regulamentada sua profissão, os escritores desempenham outras atividades para sobreviverem.

O Senado poderá editar livro com poesias dos poetas presentes à audiência pública, conforme sugeriu o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

Paim anunciou que vai apresentar projeto para designar o mês de março como Mês da Poesia, em homenagem ao poeta amazonense Thiago de Mello, que nasceu em 30 de março.

Ao entregar a Paim um livro de sua autoria, Thiago de Mello pediu à sociedade brasileira que faça um "pacto de amor com a floresta amazônica".

Código Florestal

Thiago de Mello afirmou discordar do projeto de lei que altera o Código Florestal, em tramitação no Senado, por considerar que o atual texto induz ao desmatamento.

O poeta também presenteou o senador Pedro Simon (PMDB-RS) com exemplar de Os estatutos do homem (ato institucional permanente) e pediu, que o texto seja aprovado pelo Parlamento de forma simbólica. No primeiro artigo, a poesia, escrita em forma de norma legislativa, diz: "Fica decretado que agora vale a verdade. Agora vale a vida, e de mãos dadas, marcharemos todos pela vida verdadeira".

Fonte:http://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/noticia.asp?codEditoria=2308&dataEdicaoVer=20110617&dataEdicaoAtual=20110617&nomeEditoria=Cultura

Um comentário:

Ellza Souza disse...

Escrever salva e já me salvou de muitas tristezas. Escrever é desabafar, é fazer uma faxina na alma e uma forma de retomar à vida. Com a escrita aliada à leitura você diz sim a felicidade e a simplicidade.