quinta-feira, 5 de maio de 2011

EDUCAÇÃO NO AMAZONAS É TEMA DE DISCUSSÃO EM TEFÉ

A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa (ALE-AM) promove nesta sexta-feira (06), em Tefé, a 2ª “Audiência Pública Itinerante” no interior do Estado, com o objetivo de ouvir reivindicações, propostas e denúncias da população relacionadas ao tema “Educação”. Para a reunião, que será presidida pelo deputado Sidney Leite (DEM), foram convidados profissionais de educação, alunos, movimentos dos trabalhadores, lideranças sociais, Ministério Público do Estado (MP-AM), prefeitos e vereadores dos municípios do Médio Solimões (Alvarães, Uarini, Coari, Codajás, Anori, Anamã e Tefé).

A audiência pública terá início às 10h, no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) de Tefé, localizado na rua Olavo Bilac, n° 341, Centro. “Tenho recebido inúmeras denúncias ligadas à falta de merenda escolar, contratos irregulares com professores e ausência de transporte para os alunos do interior do Estado. Por isso, queremos sair do prédio da ALE-AM e ouvir a população que mora nesses municípios”, explica Sidney Leite.

Segundo o parlamentar, as principais demandas que a Comissão Técnica tem recebido no interior estão relacionadas a contratação dos professores, infraestrutura das escolas, exclusão dos profissionais na composição dos conselhos municipais, merenda escolar e Planos de Cargos e Salários (PCCs).

Ao acolher as sugestões e iniciativas exitosas da população, os parlamentares da ALE-AM e das Câmaras Municipais estarão ainda adquirindo subsídios para contribuir para a formulação dos Planos Municipais e Estadual de Educação. “Queremos discutir as diretrizes e metas do Plano Nacional de Educação, que está em debate na Câmara Federal. A partir dessa discussão, vamos debater também as melhorias necessárias para o processo de ensino e aprendizagem nos municípios e no Estado do Amazonas”, destacou.

Proposto por Sidney Leite, o projeto das Audiências Públicas Itinerantes foi aprovado no início de março pelos membros efetivos da Comissão de Educação da ALE-AM: Tony Medeiros (PSL), Marcelo Ramos (PSB), Washington Régis (PMDB) e Sinésio Campos (PT).

Ensino Superior em pauta

As unidades-polos e os centros universitários das instituições de ensino técnico e superior instalados no Médio Solimões estarão na pauta da audiência pública desta sexta-feira. De acordo com Sidney Leite, a atuação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Universidade Federal (Ufam), do Cetam e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) precisa estar associada às vocações econômicas de cada município.

“Os conhecimentos produzidos nas unidades acadêmicas e nos centros tecnológicos devem atender à expectativa de cada região, de modo que agreguem valor e tragam desenvolvimento para os setores de aquicultura e pesca, madeira, agricultura, segmento naval e outros”, cita.

Vale lembrar que em Tefé está instalado o Centro de Estudos Superiores da UEA e o Centro de Educação Irmã Ofélia (Cetam). Já em Coari há uma unidade-polo da Ufam e um campus do Ifam.

Nenhum comentário: