sábado, 14 de maio de 2011

ENSAIO SOBRE ANTROPOLOGIA DA CIÊNCIA

Entre os dias 16 e 17 de maio, Guilherme José da Silva e Sá, professor do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB) e líder de pesquisa do Laboratório de Antropologia da Ciência e da Técnica (LACT) - UnB/CNPq estará em Manaus para a realização de visita com intuito de conhecer projetos científicos realizados na região e firmar possíveis parcerias com pesquisadores e instituições do Amazonas. Na oportunidade, o professor Guilherme Sá fará palestra sobre etnografia com primatólogos e consequentes derivações epistemológicas sobre as relações entre humanos e não humanos, a partir de um plano teórico baseado em reflexões da Antropologia da Ciência.

Esta visita faz parte de um programa da Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera (FDB) que tem como objetivo fomentar debates e reflexões na área dos Estudos Sociais sobre Ciência, Tecnologia e Inovação, com apoio do projeto Iniciativa Purus Madeira (IPUMA) e da Rede de Pesquisa em Sociologia do Conhecimento Científico (RESCC).

Tema em Discussão

A palestra do professor Guilherme Sá encerra a seguinte questão: Abraços de Mono - algumas reflexões a partir de pesquisa etnográfica com humanos e não humanos. Resultado do trabalho de pesquisa etnográfica junto a um grupo de primatólogos com atuação em um fragmento de Mata Atlântica em Minas Gerais. A apresentação será focada em análises sobre as formas de construção da imagem e agenciamento dos primatas estudados e que permeiam o discurso-cultura dos pesquisadores. Disto decorrerá uma reflexão mais geral sobre relações entre humanos e não humanos e a circulação de imagens, comportamentos e performances transespecíficas deste coletivo.

Data: 16/05/2011 (segunda-feira)

Horário: 16:00h

Local: Auditório Paulo Bürnheim

Rua dos Crisântemos, 70 - Conjunto Tiradentes - Aleixo, em Zona Leste de Manaus.

Fonte: http://www.fdb.org.br/?pg=noticias,exibir&cd=678

Nenhum comentário: