terça-feira, 24 de maio de 2011

PERNAMBUCO, RORAIMA E AMAZONAS DEBATEM O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

A Comissão Especial do Plano Nacional de Educação realiza nesta semana duas audiências públicas nos estados para discutir a proposta do governo (PL 8035/10) . Serão realizados debates hoje (24), em Pernambuco, e, na sexta-feira (27), em Roraima.

A audiência de Pernambuco, marcada para as 15 horas, será realizada na Assembleia Legislativa do estado. Foram convidados, além de parlamentares, representantes do governo estadual, de prefeituras, de diretores de escolas e trabalhadores da área de educação.

O debate em Roraima está marcado para as 9 horas. O evento também será realizado na assembleia legislativa. Foram convidados parlamentares e representantes do Ministério da Educação, do governo estadual e da Universidade Federal de Roraima.

No Amazonas, a Comissão de Educação e Cultura da Assembléia Legislativa do Estado vem realizando Audiências nos municípios pólos do Estado com a participação dos trabalhadores da educação, pais de alunos, lideranças sociais e políticos locais. A primeira foi em Itacoatiara (no médio Amazonas), no dia 01 de abril, a segunda foi em Tefé (no médio Solimões), no dia 06 de maio, a terceira será no dia 03 de junho, às 10h, no Auditório da UEA, em Tabatinga (no alto Solimões), ainda este semeste a Comissão deverá realizar Audiência Pública em Maués (no baixo Amazonas), para levantar os problemas e seus encaminhamentos visando à elaboração de um Dossiê que possa servir de base para a formulação de políticas públicas em favor da nova qualidade da Educação no Amazonas.

Instalada em abril, a Comissão Especial do Plano Nacional de Educação analisa a proposta de política educacional do governo para o decênio 2011-2020. O projeto estabelece que 7% do Produto Interno Bruto (PIB) será investido em educação ao longo desse período. Esse mesmo percentual já estava previsto no PNE anterior (2001-2010), mas entidades que atuam na área afirmam que a meta não foi cumprida. Pelos cálculos do Ministério da Educação, a implantação do novo plano custará R$ 80 bilhões. A edição de um novo Plano Nacional de Educação a cada década está prevista na
Constituição.

Conheça o Plano Nacional de Educação na integra: PL-8035/2010

Nenhum comentário: