quinta-feira, 2 de junho de 2011

MINC E A FORMULAÇÃO DE UMA NOVA POLÍTICA CULTURAL BRASILEIRA

O NCPAM participou efetivamente das discussões sobre a política cultural que a Ministra Ana de Hollanda vem implantando em todo o País referenciada nos valores e conceitos democráticos e republicanos. No dia de ontem (1/06), o professor Ademir Ramos, juntamente com o poeta Thiago de Mello, participaram do encontro com a ministra, onde se falou da conectividade da cultura com outros campos do saber e fazer da sociedade, compreendendo esta manifestação como matriz de desenvolvimento humano. A discussão se deu no Fórum de Gestores Municipais de Cultura das Capitais da Região Norte recém criado em Manaus para fortalecer a interlocução com o Ministério, a partir de uma Agenda de Poder, que contemple a nossa sociobiodiversidade e, sobretudo, garanta a proteção e salvaguarda dos ecossistemas formadores da nossa Amazônia. Na oportunidade, o professor Ademir Ramos, que participa do Movimento S.O.S. Encontro das Águas, exaltou a determinação do Ministério da Cultura em efetivar o Tombamento e a Homologação do Encontro das Águas como patrimônio cultural do povo brasileiro. A formalização do ato está em processo, mas enquanto isso discute-se também a política de gestão desse patrimônio com a participação efetiva do Movimento S.O.S Encontro das Águas e demais representações comunitárias, visando avaliar os empreendimentos e definir novas formas de intervenção nesse território, o que deve ser feito em breve para coibir a presença dos predadores e oportunistas que transformaram o em torno do Encontro das Águas em terra de ninguém.

A ministra Ana de Hollanda esteve em Manaus com todo o seu staff, que chegou um dia antes, no dia 31 (terça-feira), para debater com os agentes, produtores, artistas e formuladores de políticas públicas, o novo reordenamento do MinC, considerando a especificidade da região. Em destaque, a participação do Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, José Roberto Peixe, a Secretária da Cidadania e Diversidade Cultural, Marta Porto e o Presidente da FUNARTE, Antonio Grassi. No momento, a ministra fez ampla divulgação para o Amazonas dos 88 projetos selecionados no programa "Microprojetos Mais Cultura". Doze desses projetos são de municípios do Amazonas, incluindo Manaus, Tabatinga, Maués e Itacoatiara. Os trabalhos serão realizados com verba da Funarte, R$ 1,3 milhão.

O Poeta Thiago de Mello, que tem uma estreita relação de amizade com a família Buarque de Hollanda, foi louvado pela Ministra Ana de Hollanda, por seu trabalho e, sobretudo, pelo compromisso que abraçou em defender a floresta e as culturas que dela depende para continuar sua trajetória afirmativa como protagonista da história. Destas culturas destacam-se os processos próprios de aprendizagem a exigir do Estado uma política específica que respeite a diversidade e promova a participação efetiva desses atores nos programas governamentais pelo reconhecimento dos seus valores como marca da cultura nacional, não mais reduzido ao exótico, mas exaltando a cidadania como valor, numa perspectiva da responsabilidade cultural dos agentes públicos formuladores e promotores de políticas públicas que assegurem o desenvolvimento dos povos que vivem e moram na floresta Amazônica. Na foto, o poeta, a ministra e a presidente da Fundação Municipal de Cultura e Artes de Manaus, Lívia Mendes.

9 comentários:

Juscélia Castro -NCPAM disse...

Os guerreiros não desistem nunca!

O NCPAM e os integrantes do movimento SOS Encontro das Águas estão de parabéns!

Agora é só aguardar a publicação na imprensa oficial do Tombamento de nosso Majestoso Encontro das Águas.

Ellza Souza disse...

Parabén ao bom senso. Nessa questão ou se é contra ou a favor da VIDA e de todos nesse planeta. Que mais pessoas possam aderir à boa causa por um futuro melhor que englobe ser humano e meio ambiente. em harmonia.

Anônimo disse...

Livia mendes,cuidado com o ademir ele pode ta tramando algo pra vç cair

Anônimo disse...

Ademir,veja la o que vç v... aprontar

Anônimo disse...

Minha solidariedade ao professor Ademir Ramos, na verdade, pagas o preço do teu compromisso. Mas, bola pra frente porque a nossa luta é maior do que a vontade e a inveja de criaturas bestiais a ser devoradas pelos seus inimigos no seu próprio nicho.

Anônimo disse...

Parabéns não só aos aguerridos integrantes do Mov. SOS Encontro das Águas, mas a todos os seres vivos do Planeta Terra, incluindo os que tudo fizeram p/ ver o Encontro das Águas destruido pela ganância e desrespeito dos que por dinheiro não respeito nem garantia da própria existência. Deus abençoe todos que lutaram e contribuiram p/ a preservação e manutenção desse espetáculo da natureza; O Encontro das Águas.

Marisa Lima disse...

Dedico estas congratulações a todos os moradores das comunidades: Colônia Antônio Aleixo, Bela Vista, Mauazinho,Vila da Felicidade, Puraquequara, Careiro da Várzea e as demais que localizam-se por toda a grande área de abrangência do Encontro das Águas, parabenizo à todos, sem exceção. Nós, que temos o grande e cobiçado privilégio de habitarmos junto à esse belíssimo lugar, precisamos nos unir p/ explorar de forma correta e verdadeiramente sustentável a imensa riqueza deste magnífico panorama, desenvolver o turismo comunitário, onde cada um de nós tenha direito e condição de ganhar dinheiro com toda essa maravilha que é muito nossa, e que do jeito que está só dá ganho p/ os donos das grandes redes de hotéis de Manaus, do Brasil e até internacionais, enquanto nós ficamos aqui só assistindo os outros se darem bem com nosso patrimônio. Chega de brigar por interesse dos outros, vamos defender o que é nosso, estou falando do Encontro das Águas. É isso. Esse meu comentário tem o único proposito de passar p/ todos, que de minha parte tenho grande esperança e desejo de dias melhores p/ todos, todos mesmo.Até outra hora.

Anônimo disse...

Malrisa lima,quem dera fosse verdade a sua intessao,como e suas palavras quem dera quem dera

Anônimo disse...

é por isso que vocês não levam nada, não conseguem escrever,vivem atrás dos grandes defendendo interesses contrários... e ainda não tem pensamento próprio... é uma pena que este tempo todo na Colonia não frequentaram a escola da cidadania...