quinta-feira, 28 de maio de 2009

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA GERA DEMANDA VIRTUAL NO MONTE DAS OLIVEIRAS

Fernando Bertocco*

Comunitários organizados no Monte das Oliveiras desenvolvem vários trabalhos que podem ser muito úteis para os manauenses como um todo. Mas pela falta de divulgação, muitos terminam da mesma forma que começaram, sem visibilidade.

Com o intuito de apresentar esses trabalhos para a sociedade em geral, a Universidade Federal do Amazonas a partir do Núcleo de Cultura Política do Amazonas (NCPAM) com uma equipe formada por acadêmicos de diversas áreas como ciências econômicas, administração e ciências sociais, desenvolveu projetos de extensão com o intuito de se trabalhar e estimular ações empreendedoras nas comunidade do Monte das Oliveiras, dentre estes, o projeto Oficina de empreendedorismo digital, visando a montagem de um blog e a produção de artigos que descrevessem e refletissem as necessidades e realidades locais.

O projeto teve duração de aproximadamente 4 meses, desde sua elaboração até sua conclusão, contou com reuniões semanais, onde eram discutidos os métodos a serem aplicados, debates sobre os temas e forma de implantação das ações na comunidade.

Além das reuniões semanais, ocorreram oficinas que contavam com a participação da comunidade, em forma de grupos de trabalho para, ao final, formarem equipes para gerenciarem e editassem o blog comunitário em curso, depois que o projeto terminasse.

As oficinas tiveram conteúdos variados, desde a montagem e elaboração do blog até a produção de textos para publicação on line. Dentro dessas oficinas foram contornados todos os problemas de percurso e ação que a equipe esteve sujeita, além dos percalços enfrentados na elaboração do blog comunitário, sendo contornados os problemas de forma dinâmica e ágil.


Além disso, foram passadas também historias de como um site pode fazer a diferença para um negócio e como ele pode gerar novas oportunidades e passar a ser um novo ramo para um empreendimento já existente.

No dia de conclusão do projeto foi anunciado que o IADS iria doar um computador e equipamentos para um escritório, e estava precisando somente do local para colocar os equipamentos. E isso foi uma grande ajuda para o projeto, pois uma das grandes dificuldades para a equipe era conseguir um computador, onde poderiam produzir os artigos, formatar os textos e postar no blog. A partir daí, da forma como foram concebidas e encaminhadas as coisas, cabe aos comunitários darem prosseguimento às ações e transformarem a página comunitária – http://www.comunidade-mdo.blogspot.com/ – em referência na organização e mobilização daquela comunidade.

* Aluno de Ciências Econômicas, pesquisador do NCPAM e mantenedor do blog www.debate-economico.blogspot.com

Nenhum comentário: