quinta-feira, 28 de maio de 2009

SERAFIM CORRÊA NA UFAM



Myrna Libermann*

No dia 27 de Maio, ocorreu no auditório da FES (Faculdade de Estudos Sócias) na Universidade Federal do Amazonas uma palestra ministrada pelo ex-prefeito e economista Serafim Correia, a pedido de alunos do curso de ciências econômicas para fins de aprendizagem nas questões publicas sobre gestão.

O economista debateu questões de fundamental importância sobre educação, transporte e saúde, problemas que fazem parte do cotidiano de grandes cidades brasileira e inclusive da cidade de Manaus. Falou de recursos e impostos e intensificou a noção fundamental de que os pobres são os que mais pagam impostos e os que menos usufruem dos benefícios desse dinheiro arrecadado.

Falou ainda sobre as diretrizes da política de mobilidade urbana e do transporte coletivo em todo o Brasil, intensificou que o transporte é uma pratica centralizada de cartéis que ditam quem deve ganhar e quem deve pagar e que a população é quem financia tais organizações, pois é exclusivamente a tarifa da passagem de ônibus a grande fonte de riqueza das empresas de transporte. Foi explicitado que o reajuste da passagem é previsto por lei, mas destacou-se o fato de que não adianta pagar reajustes e aumentar a passagem se o transporte continuar ineficiente e de péssima qualidade como esta na cidade de Manaus. Propôs políticas para estimular a eficiência e eficácia dos serviços de transporte publico com a introdução de tecnologias avançadas como “A contagem de Créditos em Cartões Magnéticos” onde a freqüência escolar seria a garantia dos alunos a meia passagem e essa freqüência seria medida todos os dias quando o aluno entrasse e saísse da escola através de maquinas para cartões magnéticos colocados em instituições escolares sejam municipais, estaduais e federais, para a contabilização da freqüência do aluno, que agora não seria mais com lápis e pajela feito pelos professores em sala de aula, o que demanda tempo e paciência, política eficiente já instaurada nas grandes cidades brasileiras como Rio de Janeiro, que oferece o serviço de meia passagem a estudantes.

Também deu ênfase a problemas graves de infra-estrutura, violência e meio ambiente que necessitam de políticas publicas articuladas nacionalmente para evitar o agravamento de tensões sociais e diminuir os riscos à sustentabilidade ambiental e de entraves ao crescimento econômico.





*Aluna de Economia pela UFAM e pesquisadora do NCPAM

2 comentários:

Anônimo disse...

Que que esse pilantra faz na UFAM?

Anônimo disse...

baba ova!