quinta-feira, 14 de maio de 2009

O DINAMISMO DO COMÉRCIO E A ARTE DE VENDER

São as artimanhas do mercado que não passam em branco aos olhos de empreendedores seja de qual porte e de qual setor da produtividade pedem também a presença da publicidade (ferramentas como a Internet, outdoor, carros de som e a famosa propaganda “boca a boca”) que tem forte marcação em qualquer canto do mundo quando se fala em vender, expandir e ter lucros.

Sarah Farias dos Santos Paixão*

O
comércio tem um organismo interessante de se observar, pois nele está contido todo um dinamismo que impulsiona a economia do mundo.

Tudo começa com a oferta e a procura seja em bens primários, secundários ou terciários.

O que ocorre é uma inovação do velho para o novo, do inutilizável para o utilizável; podendo gerar renda e satisfação para quem compra, além de ajudar a manter a natureza em sua inconfundível beleza.

arte de comercializar vem de poucos, mas o grande querer de crescer e ver as vendas se expandindo faz com que diversas pessoas se tornem o que chamamos de micro empreendedores.

Estudar o ciclo do mercado e entender como ele funciona para que enfim possamos tirar o lucro que esperamos é entender também diversos fatores que o compõe.

Sabemos que a mercadoria é igual ao que chamamos de valor, dependendo de qual mercadoria em questão o valor é baixo ou mais elevado.

O que é necessário e interessante analisarmos, é que os clientes se comportam de acordo com necessidade com que sentem no momento ou que almejam em virtude de status, beleza ou credibilidade social.

Há em nossa sociedade diversos tipos de públicos, sendo que em foco nos direcionaremos para os de baixa renda que fazem verdadeiras obras primas com o LIXO RECICLÁVEL em prol de seu beneficio.

Se formos pensar bem, tudo é uma questão de “jogo de cintura” em como tratar o cliente, como passar a confiança e principalmente como vender esse produto para o mesmo.

Também se faz necessário saber como chamar a atenção da clientela com “a cara” do produto, aparência que chamamos de embalagem que muitas das vezes é um “Q” de requinte e sofisticação para muitos olhos e vários gostos, que no momento não pode está comprando nem por precisar de tal produto mais sim por que sua aparência o atraiu consumando assim o ato da compra.

Existem várias formas de se fazer mercado em seu próprio limite e poder de mercadorias como, por exemplo, fazer promoções pagando um e levando dois produtos ou compre acima de X valor e concorra a um carro zero km.

Enfim, são artimanhas do mercado que não passam em branco aos olhos de empreendedores seja de qual porte e de qual setor da produtividade pedem também a presença da publicidade (ferramentas como a Internet, outdoor, carros de som e a famosa propaganda “boca a boca”) que tem forte marcação em qualquer canto do mundo quando se fala em vender, expandir e ter lucros.

*Acadêmica de Economia da Universidade Federal do Amazonas e facilitadora do projeto de extensão “Oficina de empreendedorismo comunitário em Santa Etelvina/ Monte das Oliveiras”. Este artigo resulta de reflexão intelectual sobre as ações em curso.

Nenhum comentário: