terça-feira, 19 de maio de 2009

OFICINA DE EMPREENDEDORISMO DIGITAL NO MONTE DAS OLIVEIRAS

A proposta que o NCPAM desenvolveu em parceria com o Instituto Ambiental Dorothy Stang, buscou capacitar os comunitários para o gerenciamento da página interativa mediante apoio do IADS, dando visibilidade aos produtos deste instituto, bem como outros negócios comunitários. Consequentemente coube ao NCPAM o assessoramento dos trabalhos a partir da constituição da equipe de trabalho, dotada de agenda propositiva e metas a serem alcançadas.


Misael Pantoja*

O empreendedorismo é um segmento crescente no mundo todo, na busca de novas idéias, novas propostas de desenvolvimento, novas formas de utilização do conhecimento. Devido a isso, se aprofundar e analisar novas propostas nos meios de produção é uma atividade que exige prática, conhecimento e outros. No setor da informação este segmento do empreendedorismo tem atingindo números cada vez mais altos, principalmente com o “boom” da Internet, onde as ferramentas de comunicação têm variações diversas.

É com isso que o Núcleo de Cultura Política do Amazonas (NCPAM), tem se dedicado a passar para os comunitários do Monte das Oliveiras e Santa Etelvina através do projeto de extensão vinculado ao Programa de Atividade Curricular de Extensão (PACE/ PROEXTI), desenvolvendo em oficinas de empreendedorismo digital conhecimentos em internet para a formatação de um blog comunitário com o objetivo de auxiliar a juventude na divulgação de temas comunitários, articulando parceiros e possibilitando criação de rede interativa, além de desenvolver competências e habilidades no gerenciamento da página virtual, além de se tornarem atores propositivos no âmbito comunitário.

Em sua terceira oficina de empreendedorismo digital realizado no último sábado 09/05, foi abordado o tema da credibilidade como valor, onde foram abordados tópicos para obtenção da credibilidade da página. O assunto trabalhado na oficina tem sido focado desde a criação do espaço virtual até as estratégias de credibilidade e manutenção do blog que visam fornecer informações e divulgação dos produtos comercializados pelo Instituto Ambiental Dorothy Stang, além de iniciativas comunitárias diversas.

A proposta que o NCPAM desenvolveu em parceria com o Instituto Ambiental Dorothy Stang, buscou capacitar os comunitários para o gerenciamento da página interativa mediante apoio do IADS, dando visibilidade aos produtos deste instituto, bem como outros negócios comunitários. Consequentemente, coube ao NCPAM o assessoramento dos trabalhos a partir da constituição da equipe de trabalho, dotada de agenda propositiva e metas a serem alcançadas.

A equipe do empreendedorismo digital vem concebendo, mediante as oficinas, a utilização do blog comunitário como um meio de expressão dos comunitários da discussão de seus problemas cotidianos e na resolução de demandas internas e, a partir desta ferramenta poder ter um espaço para mostrar não só suas potencialidades, mas também suas carências, tais como asfalto, saneamento básico, energia, além de outras peculiaridades da comunidade.

Mediante a concepção e formatação do blog, definiu-se a equipe de trabalho, escolhida no decorrer das ações. A partir disso, distribuiu-se as competências e funções de cada um dentro da equipe, entre as funções de editoria, redação e pesquisa de campo. Num primeiro momento, o Instituto Dorothy Stang se comprometeu em auxiliá-los na logística e infra-estrutura, cedendo-lhes o espaço de trabalho. Para quarta-feira (dia 20/05) serão publicados e divulgados os primeiros trabalhos da equipe na página comunitária. A partir disso, será posta em prática as diretrizes da agenda de trabalho, concebida na última oficina do projeto (dia 16/05).

Após as considerações e encaminhamentos feitos na oficina do dia 16/05, podemos afirmar que o trabalho em si tanto para o NCPAM como para os comunitários do Monte das Oliveiras e Santa Etelvina servirá como uma “ponte” para os envolvidos, pois terá uma continuidade do núcleo e os comunitários no auxilio e suporte de qualquer informação que os comunitários venham a precisar. Porém, em nome da equipe do NCPAM, todos nós envolvidos no projeto esperamos obter resultados positivos, e avançarmos em relação aos objetivos propostos inicialmente!

*Aluno de Ciências Sociais pela UFAM e Pesquisador do NCPAM

Nenhum comentário: