quinta-feira, 7 de maio de 2009

MONTE DAS OLIVEIRAS EXPÕE TALENTOS

Khemerson Macedo*

O Núcleo de Cultura Política do Amazonas, em cumprimento ao cronograma planejado para as ações de extensão no Monte das Oliveiras, retomou as atividades na comunidade neste último sábado, dia 02/05, com o intuito de promover a interação entre os comunitários a partir do desenvolvimento de competências e habilidades dos comunitários no que diz respeito aos produtos trabalhados por estes em seu cotidiano. Na oportunidade, discutiu-se a aplicação de estratégias de venda e exposição destes produtos a partir da agregação de valor necessária para a transformação destes produtos enquanto oportunidade de negócio.

Uma das alternativas levantadas nas dinâmicas pedagógicas referiu-se ao fato dos produtos desenvolvidos estarem vinculados à produção familiar e comunitária, como estratégia de competição no mercado. Neste sentido, os comunitários foram incentivados a preencher fichas técnicas, dando visibilidade aos seus negócios.

Depois de preenchidas, as fichas técnicas serão enviadas à equipe de empreendedorismo digital para posterior publicação no blog comunitário em desenvolvimento pela juventude da comunidade do Monte das Oliveiras.

Paralelamente, a equipe de comunitários e facilitadores do projeto de empreendedorismo digital, além de desenvolver e formatar o blog da comunidade Monte das Oliveiras desenvolveu nesta última oficina, produção de textos e desenvolvimento de temáticas norteadoras para a página interativa.

Para o próximo sábado, dia 09/05, as oficinas darão continuidades às ações, retomando as diretrizes para a elaboração do Plano de Negócios (empreendedorismo comunitário) e estudando a formatação do blog comunitário enquanto credibilidade e valor (empreendedorismo digital). Neste sentido, esperamos desenvolver junto aos comunitários do Monte das Oliveiras outras estratégias que contemplem a organização e o planejamento comunitário.


*Antropologo e Coordenador de Pesquisa do NCPAM

Nenhum comentário: