sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

MOVIMENTO S.O.S ENCONTRO DAS ÁGUAS RECORRE AO MPF/AM


Em defesa da integridade ambiental do nosso magnífico Encontro das Águas e pela manutenção do equilíbrio de seu complexo ecossistema, o Movimento S.O.S. Encontro das Águas tem se valido de diversos instrumentos legais e legítimos para sustar a impetuosidade dos arrivistas e seus aliados políticos, que buscam por todos os meios construir nas imediações desse fenômeno natural e cultural, um monstrengo em forma de Terminal Portuário Privativo com a logomarca da Log-In Intermodal, empresa controlada pela mineradora Vale.

Dessa vez, a direção do Movimento S.O.S. recorreu ao Ministério Público Federal para garantir a efetividade do processo em curso, que promove o Tombamento do Encontro das Águas - fenômeno natural que sintetiza a relação de dois grandes Rios: Amazonas/Rio Negro - além de pautar pelo reconhecimento cultural desse fenômeno como ícone identitário do povo do Amazonas.

Na audiência do Ministério Público Federal, com o Procurador da República, Edmilson Barreiros, nessa tarde de hoje (26), os militantes do Movimento S.O.S. relataram os fatos e encaminharam novas peças para serem adensadas nos autos. Por sua vez, o Procurador da República acolheu as denúncias e manifestou interesse de encaminhar providência imediata para salvaguardar não só a intregridade do Encontro das Águas como também a qualidade de vida dos comunitários da Colônia Antonio Aleixo em consonância com todo o planeta.

A luta continua repercutindo em todas as frentes. Amanhã, o escritor, poeta e membro da Academia Amazonense de Letras, Tenório Telles, indignado com o descaso do Governo do Amazonas, escreve no jornal de maior circulação do Estado - A Crítica - sua crônica sob título: CARTA ABERTA AO GOVERNADOR. Simultâneamente estaremos publicando aqui em nosso espaço livre e solidário. Por sua vez, aguarda-se também que você como cidadão consciente manifeste sua indgnação fortalecendo essa luta. Pois, é sabido que nessa circunstância a omissão é crime.

Nenhum comentário: