domingo, 14 de fevereiro de 2010

PROJETO AMAZONAS S/A DO GOVERNADOR DO ESTADO

Umas das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Amazonas é a construção da Adutora da Zona Leste, que tem por função a captação e distribuição de água para as Zonas Leste e Norte de Manaus. A obra importa em 220 milhões de reais e avança sobre o Rio Negro com seus pilares por mais de 400 metros, provocando uma profunda alteração no cenário do Encontro das Águas. Na mesma pisada, a 700 metros da Adutora, a Log-In Logística Intermodal pretende construir o Terminal Portuário das Lajes, deslocando milhares de conteineres por essas paragens na tentativa de ofuscar a beleza do nosso Encontro das águas.


Desesperado para inaugurar as obras e, em particular, a tomada de água da Zona Leste, o governador do Amazonas Eduardo Braga (PMDB) promete fazer um estardalhaço no dia 30 (terça-feira) de março durante sua inauguração. Segundo a Secretária de Desenvolvimento Sustentável, Nádia Ferreira, o presidente Lula se fará presente no evento. No entanto, os representantes do PT no Estado, dizem que o presidente só virá se realmente o governador cumprir com sua palavra em relação às eleições de 2010.

Mas, o que se sabe também é que o comportamento privatista do governador do Estado vem contrariando e muito o governo Lula, tanto é verdade que nos corredores do Palácio em Brasília, fala-se em Eduardo, Amazonas S/A - para melhor definir a prática do governador no Estado. Outro fantasma é que a inauguração da Adutora é apenas um faz de conta porque não irá cumprir com sua função social imediata, que é o fornecimento de água para zona periférica de Manaus. O que deverá ser feito, possivelmente a três ou seis meses depois, assim que for definida a gestão privada do empreendimento já anunciada pelo projeto Amazonas S/A do governador candidato. A inauguração é uma realidade, o fornecimento de água, por enquanto, não passa de uma grande promessa, desacreditando a candidata do governo federal, que publicamente anunciou a construção do empreendimento no Estado.

Nenhum comentário: