quinta-feira, 26 de maio de 2011

AS DEPREDAÇÕES NO EM TORNO DO ENCONTRO DAS ÁGUAS

No dia 25 (quarta-feira), os pesquisadores do Movimento socioambiental S.O.S. Encontro das Águas fizerma um dia de campo para conferir as invasões e depredações sofridas no em torno do Encontro das Águas, área recentemente Tombada pelo IPHAN Nacional. Como medida de segurança omitimos os nomes dos especialistas comprometidos neste trabalho, no entanto, os autores deverão formatar um dossiê para ser protocolado ao Ministério Público pedindo providência imediata para barrar os danos causados a essse patrimônio público que é o complexo do Encontro das Águas e todo seu em torno. A foto em tela registra a construção de um Porto particular ao lado de um outro terminal identificado como Porto da LINAVE, o acesso pode ser feito pela estrada do Puraquequara.

A placa indica a localizaçãodo da Porto da LINAVE, que parece ser clandestino, porque não atende os rigores que estamos acostumados a identificar nas práticas portuárias dos centros de movimentação de carga tanto no Brasil como no exterior. Mas, as transações são intensas.

Esse processo de ocupação e devastação da Zona Leste de Manaus, impactando diretamente a integridade das áreas do Encontro das Águas - Aleixo e Puraquequara - acelerou ainda com o Tombamento do Encontro das Águas e, sobretudo, com a omissão do IPHAN em proteger a área, recorrendo a Polícia Federal (PF) para barrar os predadores desse patrimônio do povo do Amazonas.

No passado o Lago do Aleixo tinha mais de 10 serrarias. O IBAMA, por sua vez, recorrendo a força da PF, conseguiu retirá-las ou enquadrá-las de acordo com o cumprimento dos Marcos Legais. Hoje, há uma multiplicação de Portos cladestinos ou com "chapa branca" funcionando precariamente com aval de determinado político ou sob peso de propina, como afirmam alguns moradores da vizinhança, contrariando a legislação, o bom senso e a racionalidade sustentável como expressão de responsabilidade ambiental e social do mundo corporativo. O Dossiê contempla estas situações concretas, devendo ser apuradas pelos agentes responsáveis requeridos pelo Ministério Público.

11 comentários:

Anônimo disse...

Esse povo nao da tregua mesmo,ja acharam outro pra vçs bater coitado desses homens ui,credo Mauriza,Edivaldo,Eaimundo,Cleudo,Israel,Noelia,Leonardo,Dona Maria,Baretinho,Ademir,Maria Deuvanir.sim e todos que nao me lembro agora.Deixem os Homens Trabalhar e gera Emprego e renda na nossa Comunidade CREDO,CREDO,CREDO PRA LA BANDO DE URUBUS CARCAÇA TRAIDORAS VOTE.

Anônimo disse...

Esse povo nao da tregua mesmo,ja acharam outro pra vçs bater coitado desses homens ui,credo Mauriza,Edivaldo,Eaimundo,Cleudo,Israel,Noelia,Leonardo,Dona Maria,Baretinho,Ademir,Maria Deuvanir.sim e todos que nao me lembro agora.Deixem os Homens Trabalhar e gera Emprego e renda na nossa Comunidade CREDO,CREDO,CREDO PRA LA BANDO DE URUBUS CARCAÇA TRAIDORAS VOTE.

Anônimo disse...

Senhores do Linave,Na nossa comunidade existe um outro povo que quer ver o progresso e crescimento do nosso bairo se tiver algum enterese da parte de vçs pra nos conecer tentem nos achar vamos apoiar vçs

Anônimo disse...

Cambada de oportunistas pedintes, não têm vergonha de declarar que vivem de esmolas. Já foram descartados pelos tubarões que queriam se apropriar indevidamente do Encontro das Águas e já estão se oferecendo p/ outros empresários piratas invasores da orla do Encontro das Águas. Vão trabalhar bando de vadios, vocês não cansam de pagar mico. Vocês além de apalermados são uns coitados invejosos. Enquanto vocês perdem tempo falando besteiras e tentando denegrir pessoas de bem como os gloriosos integrantes do Mov. SOS Encontro das Águas, eles não dão a mínima p/ lesera de vocês, eu não moro na Colônia Antônio Aleixo, mas gosto muito desse bairro, vou bastante aí, passear, visitar meus amigos, já trabalhei aí e sou fã de carteirinha desses guerreiros que ao contrário de vocês são pessoas dignas, decentes e preocupadas com a preservação do meio ambiente. Urubus são vocês que vivem de propinas e esmolas.

Anônimo disse...

Gente, que é isso? Apesar dos pesares vivemos em um país democrático, se esses indivíduos escolheram se aliar a quem dá um dinheirinho a eles em troca de tramôias mau sucedidas, problema deles, cada um se vira como pode.Tem gente que nasceu p/ levar pau, fazer o quê? É a opção deles.

Anônimo disse...

Parabenizar a quem?
Pela primeira vez esse site não foi omisso e tendencioso, mostrou a realidade, da degradação ambiental da Zona Leste e particularmente da orla ribeirinha.
O único projeto sério, que está cumprido tudo o que exige a legislação ambiental e que será um nono marco construtivo na região é o Terminal Portuário de Lajes, que passará a ser referência para adequações (dos projetos existentes) e paradigma para os que virão.
Parabéns, para quem mesmo?
Ah, já sei, para a turma do SOS que tem visão própria.

Anônimo Convicto

Anônimo disse...

Cambadada de pedinte e p.q ti p. seu filho da p.se eu descobri q tu e vou da um muro na tua cara de cavalo,outra coisa tu nao e de fora nao,tu e da col VAGABUNDO FULEIRO SAFADO COVARDE E TU SEU BANDIDO

Anônimo disse...

Alguem da linave,o numero do seu telefone. VOU LIGAR PRA ALGUEM DE VÇS PODE CONFIAR

Ademir Ramos disse...

Como moderador quero pedir racionalidade aos nossos participantes, que se pautem nas políticas públicas considerando que estamos trabalhando nesta direção. As paixões devem ser direcionadas para assegurar a Homologação do Tombamento do Encontro das Águas como patrimônio dos brasileiros e, em particular, dos moradores da Zona Leste. Política não é só paixão, é preciso juntar força para garantir esse bem público para presente e futuras gerações... mesmo os poderosos devem se manifestar e no futuro irão se beneficiar diretamente e quem sabe possa somar em defesa da nossa Amazônia e por um Brasil Republicano verde e soberano. O Debate é saudável mas não devemos perder o foco que é a salvaguada dos recursos naturais e sua destinação em favor dos seus principais interessados que são os Amazônidas, visando à dignidade e a qualidade de vida. Para isso, a luta é uma constante e a contradição é nessária para se perceber a gradeza dos sonhos e a realização dos nossos projetos. Um forte abraço aos manauras amante da natureza e da felicidade pública.

Ellza Souza disse...

Quem dera não tivesse divisões quanto a preservação do nosso meio ambiente tão belo e tão agredido. Mas algumas pessoas acreditam num desenvolvimento a qualquer preço nem que seja à custa de sua própria espécie. Temos sim alternativas de desenvolvimento sustentável com a união das pessoas decentes, sérias e que querem de verdade o bem da humanidade e da natureza. Com o dinheiro que essa empresa que quer acabar com o Encontro das Águas, tem, dava para usar em algo proveitoso para a região. Mas querem apenas usar os "jegues" daqui (como disse um político amazonense) para encher mais os bolsos sem qualquer preocupação social e ecológica. É preciso refletir e fazer uma escolha mais acertada e consciente. Não somos marionetes e diferentes dos jeguezinhos, pensamos.

Anônimo disse...

Diga para esse politico que nao sei quem e que jegue e a pu... q par... ele e vç tambem