terça-feira, 5 de junho de 2012

O PROJETO JARAQUI

Há cerca de duas semanas pude participar do “Projeto Jaraqui” e posso lhe assegurar, prezado leitor, que é extremamente gratificante discuti em praça pública, juntamente com estudantes, religiosos, representantes de movimentos sociais, escritores, etc, os principais problemas da nossa coletividade.

                                                                               Francisco Praciano (*)
         Desde final do último mês de abril, dezenas de pessoas têm se reunidos na Praça da Polícia (Centro de Manaus), nas manhãs dos sábados para discutir os principais problemas da cidade e do Estado e, também, a atuação da nossa classe política frente a esses problemas. Trata-se do “Projeto Jaraqui”, uma tribuna pública que permite a qualquer cidadão não só desabafar e demonstrar a sua indignação com relação a problemas, por exemplo, nas áreas da educação, da saúde, do saneamento ou do transporte coletivo, mas também sugerir soluções para esses problemas, participando de forma mais direta da administração da cidade e do Estado.

Nas reuniões já acontecidas desde o final de abril, importantes temas foram discutidos, dentre os quais: o cumprimento da Lei da Transparência por parte dos órgãos públicos amazonenses, os recentes escândalos nacionais e locais relacionados à corrupção; as atuações dos governos estadual e municipais frente aos problemas ocasionados pelas enchentes e os prováveis malefícios que as privatizações e terceirizações de vários serviços e espaços públicos realizados pela Prefeitura trarão para o povo manauara, etc.

Há cerca de duas semanas pude participar do “Projeto Jaraqui” e posso lhe assegurar, prezado leitor, que é extremamente gratificante discuti em praça pública, juntamente com estudantes, religiosos, representantes de movimentos sociais, escritores, etc, os principais problemas da nossa coletividade. Acho até que pelo fato de sermos uma grande cidade, cujos bairros possuem, muitas vezes, problemas específicos, poderia estar acontecendo, ao mesmo tempo, um “Projeto Jaraqui” para cada zona de Manaus.


É possível que somente dessa forma, com o povo ocupando as ruas e as praças para denunciar a corrupção e os corruptos e, ao mesmo tempo, cobrar das autoridades de todos os Poderes, boas e honestas administrações, venhamos a ter uma Justiça que julgue com mais rapidez, um Poder Executivo mais transparente e um Legislativo que haja, realmente, como fiscal dos atos do governo.

(*) É economista e deputado federal do PT/AM. 

Nenhum comentário: