sexta-feira, 1 de junho de 2012

SEJA MAIS UM A PARTICIPAR

O povo nas ruas
Francisco Praciano (*)
 Dentre as manifestações ocorridas em várias cidades do País, nos últimos dois anos – como as que pediam a legalização da maconha ou o fim da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte – a de maior envergadura talvez tenha sido a ‘Marcha Contra a Corrupção’, que reuniu 25 mil pessoas em Brasília, no feriado do último 7 de Setembro. No entanto, apesar do pico que alcançaram, todos esses protestos que recentemente levaram milhares de brasileiros às ruas começaram a minguar.
Em um artigo publicado na Internet pelo Portal R7, no final do ano passado, alguns cientistas políticos procuravam dar explicações para esse fato. Para alguns desses estudiosos ouvidos pelo Portal, o esvaziamento dos protestos é consequência da inclusão social e do aumento da classe média ocorridos nos últimos 15 anos nos governos de FHC e Lula. Nas palavras de um desses cientistas políticos, “o brasileiro é conservador e a possibilidade inédita de comprar carro e aparelhos eletroeletrônicos só vai aumentar sua aversão às manifestações populares”. Outro cientista político afirma que “o problema é que o brasileiro não tem, mesmo, cultura de engajamento”, enquanto para um terceiro essa apatia do brasileiro está relacionada ao ‘aparelhamento’ das entidades dos movimentos sociais (sindicatos e entidades estudantis, por exemplo) nos últimos 30 anos, ou seja, da transformação dessas entidades em meros braços dos governos.
Peço que você, prezado leitor, tire suas próprias conclusões sobre o que foi dito e aproveito a oportunidade para informar que uma importante tribuna popular,  criada no final da década de 70 por professores, políticos sérios, intelectuais e jovens está de volta às praças de Manaus. Trata-se do “Projeto Jaraqui”, um fórum de discussão que se reúne nas manhãs dos sábados,  na Praça Heliodoro Balbi e que permite a participação de todos os presentes na discussão dos principais problemas da cidade e do cotidiano do cidadão. No próximo artigo, falarei sobre a importância do “Projeto Jaraqui ". 
(*) É economista e Deputado Federal (PT/AM).

Nenhum comentário: