sábado, 24 de julho de 2010

MARINA SILVA PARTICIPA DE DEBATE EM MANAUS

A candidata à presidência da República, Marina Silva (PV), desembarca em Manaus dia 14 de agosto. Ela participa do segundo debate da série Amazônia e as Eleições 2010, organizada pelo Fórum Amazônia Sustentável. O debate será às 10h no auditório Eulálio Chaves - no Campus da Universidade Federal do Amazonas. O mediador será o pesquisador Adalberto Veríssimo, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Os internautas podem enviar previamente suas perguntas para o evento que também terá transmissão ao vivo pela internet. Outras informações: http://www.forumamazoniasustentavel.com.br/.

O primeiro debate aconteceu no dia 13 de julho na capital paraense com o candidato do PSOL, Plínio Arruda Sampaio. De acordo com o candidato do PSOL, o ciclo de debates promovido pelo Fórum é capaz de abrir espaço para a democracia na campanha presidencial. Ele falou para cerca de cem representantes de empresas, organizações civis e lideranças populares. Depois do debate com a Marina, em Manaus, será a vez de José Serra (PSDB) e Dilma Roussef (PT), que também confirmaram presença, mas ainda não definiram local e data.

Amazônia e o Desmatamento... O bioma amazônico se espalha por nove países e soma 6,6 milhões de Km2, dos quais o Brasil detém 65%, ou seja: 4,2 milhões de Km2. Da porção brasileira da maior floresta tropical contínua do mundo, 17% (700 mil Km2) já foram consumidos pelo desmatamento em ciclos sucessivos de investidas em busca de recursos naturais – sobretudo madeira – e áreas para a expansão agropecuária, com predomínio do gado de corte. O desmatamento é a maior fonte de emissões de gases de efeito estufa do país. Isso é cerca de 75% de tudo o que o Brasil emite em todos os setores ou 1,5 bilhão de toneladas de dióxido de carbono. Por outro lado, a floresta tem condições de absorver da atmosfera algo em torno de 2 bilhões de toneladas de carbono, tornando-a um elemento chave nas discussões sobre mudanças climáticas, que atualmente mobilizam todos os países do mundo.E não são apenas os recursos minerais como ouro, diamante ou petróleo que inserem a Amazônia no centro do debate econômico do Brasil. A região tem o maior potencial de água doce do mundo. Em seus rios, os cientistas já identificaram 2 mil espécies de peixes. Aves, répteis, anfíbios, mamíferos e milhares de plantas – muitas ainda desconhecidas – integram o mosaico da extraordinária biodiversidade da região, da qual os cientistas conhecem apenas algo em torno de 10%.

IDH da Amazônia - A complexidade amazônica não se expressa somente na vida selvagem. Cerca de 23 milhões de brasileiros habitam as cidades e a selva da região, com índices de desenvolvimento humano muito mais baixos em relação aos estados do Sul e Sudeste do país. Sem contar com a extensa diversidade de povos e culturas tradicionais (indígenas, ribeirinhos, seringueiros, extrativistas). Grandes centros urbanos como Manaus e Belém partilham o mesmo bioma com pequenos povoados ribeirinhos, comunidades extrativistas e aldeias – muitas delas ainda vivendo de modo isolado.Os planos e projetos de desenvolvimento capitaneados pelos sucessivos governos não conseguiram tirar a região da situação econômica insustentável que ainda se nota ali. Ao contrário, muitos deles estimulariam a ocupação predatória da Amazônia, criando no imaginário brasileiro a falsa noção de um “nada a ser desbravado”. O desenvolvimento amazônico se deu por ciclos de boom-colapso, como definem os pesquisadores. Cada investida, seguia-se de uma derrocada que cada vez mais agravava a situação socioambiental da Amazônia. Por isso, o debate eleitoral brasileiro precisa demarcar claramente quais sãos os planos de governo dos candidatos nessas eleições.

O Fórum Amazônia Sustentável reúne 203 associados. Entre eles, organizações sociais, empresas, trabalhadores rurais, representantes de comunidades tradicionais, indígenas, pesquisadores e governos locais. O Fórum trabalha para criar uma cultura em favor da sustentabilidade, da construção de compromissos de boas práticas produtivas e o apoio ao desenvolvimento sustentável na Amazônia.

S.O.S Encontro das Águas - O Movimento em defesa desse Patrimônio Cultural é suprapartidário e aprovou em seus protocolos de luta que deverá participar efetivamente dos debates eleitorais com os candidatos majoritários. Por isso, os seus representantes estarão presentes no dia 14 de agosto na discussão com a Marina, conferindo as propostas da candidata e reivindicando participação na luta socioambiental pela conservação da Amazônia e, em particular, exigindo que tudo seja feito para garantir o Tombamento do Encontro das Águas como Patrimônio Cultural do povo brasileiro.

Nenhum comentário: