quinta-feira, 28 de maio de 2009

A VERGONHA DE SER AMAZONENSE



Afirma-se que o orgulho do governante responsável é a história e cultura do seu povo. Ao contrário, a vergonha de um povo explica-se pelo descaso do seu governante relativo à sua história e cultura. O aforismo serve para explicar o que vem ocorrendo com o povo do Amazonas, que sofre a depredação do seu patrimônio cultural edificado localizado na Colônia Antonio Aleixo, na zona leste de Manaus.

O fato é que o Governo do Estado, na semana que passou, iniciou a derrubada e queima dos Pavilhões do antigo leprosário de Manaus construídos na década de quarenta, com pretexto de se implementar um programa de moradia aos Hansenianos.

O ato contraria a manifestação do Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do Amazonas, André Bazzanella, que, em ofício afirmou ao governo que: “os pavilhões da Colônia Antônio Aleixo, localizada na zona Leste da cidade de Manaus, têm um forte vinculo com a nossa história, testemunhando um importante período do desenvolvimento da sociedade amazonense e brasileira como um todo. Em anexo, apresentamos resumidamente os principais tópicos da história destas edificações. A demolição destes pavilhões representaria uma grande perda para a Memória Nacional”.

Em nossa pesquisa encontramos um desenho em nanquim do antigo Pavilhão (foto) do grande artista plástico amazonense, Afranio de Castro, que mostra a arquitetura da obra, que serviu de morada para os hansenianos de Manaus.

Segundo, Mavignier de Castro (1948), em sua obra Síntese histórica e sentimental da evolução de Manaus afirma que: “tudo ali é surpreendente. A disposição das ruas, o asseio absoluto das casas e dos pavilhões habitados pelos doentes, as dependências privativas dos funcionários, a ordem e até a jovialidade dos internados que, por estarem isolados da coletividade sadia, de nenhuma forma se sentem reclusos. A Colônia Antonio Aleixo tem a sua capela, cinema, campos de desportes, água encanada, ótima iluminação elétrica e tudo quanto possa exigir o conforto e a higiene para beneficiar criaturas segregadas do mundo dos sãos. Cidade-milagre da ciência na cura de um mal que até pouco tempo era julgado irremediável”

O autor além de sustentar a importância do confinamento dos doentes para o seu tratamento destaca também o trabalho de um grupo de médicos tais como “Drs. Osmar Matos, Leopoldo Krichanã da Silva, Menandro Tapajós, chefiados pelo Dr. João de Paula Gonçalves, conservam a obra milagrosa que é a estruturação da cidade e a cidade conserva os milagres científicos que os renomados facultativos vêm operando”.



Todo esse milagre de época, que faz parte da memória nacional e da história da medicina no Brasil foi demolido e queimado a mando de um governante que tem vergonha da história e cultura do seu povo.

A mesma atitude teve Rui Barbosa, quando propôs queimar os arquivos da escravidão para sanear a memória nacional. A mesma sorte os índios não tiveram porque os coronéis da década de 60 resolveram queimar os arquivos do Serviço de Proteção ao Índio tal como fizeram os agentes do Serviço Nacional de Informação no Amazonas, queimando o “entulho autoritário” como prevenção a democratização do País.

Enquanto testemunha ocular da história, a pesquisadora e ambientalista Elisa Vandelli, além de fotografar o crime ocorrido contra o povo do Amazonas, manifesta também sua indignação cidadã, afirmando que: “nesse final de semana mais dois pavilhões da Colônia Antônio Aleixo foram demolidos, triturados e queimados pelo governo ao invés de serem transformados em museu da história da saúde pública relacionada à luta dos aos portadores de bacilo de Hansen. Os prédios estavam em ótima conservação e guardei azulejos da década de 30 para vocês e conto com suas denúncias contra mais esta atrocidade contra a Colônia Antônio Aleixo”.

3 comentários:

Alrivan disse...

Desse jeito fica difícil ter orgulho de ser amazonense...mas a esperança é a única que morre!!!!

Anônimo disse...

Vcs poderiam está participando as açoes desenvolvidas pelo social do bairro como as atividades do pessoal que vai trazer o progresso pra nossa comunidade, não ficar preocupados com essas casa velhas e feias espalhadas pelo bairro, vcs dizem isso por que não moram aqui. Vão procurar o qye fazer, se não quer ajudar não atrapalha.

Alrivan Gomes disse...

Até o Arcebispo ta pedindo arrego....bem q o Márcio Souza falou q somos reles mortais na frente desses políticos...o que nos resta é reclamar ao Bispo!

pelo visto alguem ja reclamou e ele deu uma entrevista hoj pra um jornal dizendo q a corrupção no nosso Estado ta ficando descarada. Ele disse q os escandalos estavam restritos somente ao executivo e ao legislativo, mas a onda de acusações contra agentes do judiciário foi constante essa semana.........e disse ainda q a população ja vê isso como trivial e acha normal....Ora poha vamos sim nos indignar contra isso! Manaus ganhou pra ser sub-sede da copa, agora é torcer pra ninguem passar a mão nesse dinheiro!!!!