quinta-feira, 7 de maio de 2009

AMAZONINO SE FAZ DE MORTO PARA OS ESTUDANTES

As lideranças do movimento estudantil de Manaus abriram uma frente de negociação com o prefeito Amazonino Mendes (PTB), nesta quarta-feira (6), que pressionado pelos estudantes se comprometeu em assegurar as 120 (cento e vinte) meias passagens por mês aos estudantes.

Como? – Não se sabe. Para as lideranças em luta, a palavra do prefeito de Manaus pouco ou nada vale se não for seguida de manifestação política junto à bancada do governo na Câmara Municipal ou no Tribunal de Justiça do Estado, assegurando o direito dos estudantes na própria Lei Orgânica do Município de Manaus.

Os estudantes deflagraram o movimento em forma de arrastão, mobilizando as principais escolas das diferentes zonas de Manaus, bloqueando os principais gargalos de entrada e saída da cidade, gerando o imobilismo com gigantesco engarrafamento urbano.

A mesa diretora da Câmara Municipal, agindo com subalternidade, nem sequer pautou para discutir o Projeto do vereador José Ricardo Wendling (PT), que é a única proposta do legislativo a responder a demanda dos estudantis. Esperava-se, portanto, que na quarta-feira que passou o projeto de Emenda à Lei Orgânica fosse pelo menos discutido para se definir futuros encaminhamentos jurídicos e políticos.

Nada feito. Os vereadores de Manaus só trabalham em plenário de segunda a quarta-feira. Na quinta e sexta uma minoria se ocupa com os despachos das Comissões e a maioria se entrega a esbórnia movidos pelo dinheiro público.

No entanto, o movimento sabe que o “Amazonino se fez de morto para nos enganar”. Por isso, as lutas de maio devem continuar estrangulando as artérias de Manaus, com piquete na porta da Prefeitura, nas portas das empresas de ônibus para gerar a quebradeira dos empresários aventureiros, exigindo dos vereadores também coragem e determinação para julgar em favor dos interesses coletivos.

A Luta dos estudantes de Manaus pauta-se na agenda do movimento social para “assegurar aos estudantes de ensino fundamental, médio, pré-vestibular, supletivos, universitários e profissionalizantes da rede pública e particular de ensino, direito a 120 passes por mês, com pagamento de meia passagem para transportes coletivos urbanos de Passageiros”.

Maio, mês de luta pela meia passagem e pelo fortalecimento do movimento estudantil em convergência com o movimento social. Vamos à luta, todas as tardes, participando do movimento de rua.

2 comentários:

Anônimo disse...

Entupir as principais artérias de Manaus ainda não foi suficiente, eles precisam é tacar fogo nos ônibus, fazer uma grande fogueira na porta do CMM, e se possível tacar fogo na casa desse fdp do Amazonino! Na hora deles tirarem o direito dos estudantes votam até de madrugada, mas na hora de discutir dizem que só votam de Segunda a quarta, fala sério!! E cadê aquela multidão de drogados que gritavam no dia da vitória das eleições - "Negão eu te amo" - já acabou o amor né!!! Ou então o efeito da droga já passou...

Anônimo disse...

Manaus está acordando...se libertando da Matrix e vendo a realidade e infelizmente tem gente q ainda critica as atitude dos rodoviários, mas eu aprovo! Nós usuários do transporte público q chegamos atrazados hoje em nossos destinos não somos vítimas da baderna de rodoviários e sim vítimas tanto quanto eles da falta de responsabilidade desses políticos corrúptos que comandam a nossa cidade....ditadores...q batem em professores(os Aziz)...negam o direito de estudantes de ir e vir....(Amazonino e Vereadores)....fomentam a violência pra ganhar dinheiro(os Souza)....e exploram a miséria humana em programas sensacionalistas de emissoras irresponsáveis.....e ainda por cima manipulam determinados meios de comunicacão, fazendo homenagens aos seus fundadores....ABAIXO À DITADURA!!!