sexta-feira, 14 de maio de 2010

EM MANAUS: CONFERÊNCIA SOBRE SOCIOLOGIA DA INOVAÇÃO


O Conferencista é o Professor Renato de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul — PPGS/UFRGS - dia 17/05 (segunda-feira), 9:00h no Auditório Rio Negro - ICHL/UFAM.

A Sociologia da Inovação é uma Teoria da Ação?

A distinção entre comportamento e ação em Hannah Arendt. Ação e comportamento em Schumpeter e Weber: força do costume, ação de tipo tradicional, razão instrumental, ética de responsabilidade. Da “Teoria do Desenvolvimento Econômico” à “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”. Bourdieu e “as estruturas sociais da economia”: habitus e campo econômico.· Habermas: a “ética da discussão” pode ser pensada como um modelo para uma teoria da ação inovadora?·

Elementos para uma teoria da ação na modernidade periférica: a sociologia de Florestan Fernandes em “A Revolução Burguesa no Brasil”. Dia 18/05 (terça-feira), 16:00h - Sala de reuniões do NEPI (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inovação). Na Fundação Centro de Análise de Pesquisa e Inovação Tecnológica - FUCAPI, Portaria 2.

Política Econômica e Política de Inovação Tecnológica: até onde existe coerência? - Dia 19/05, (Quarta-feira), 9:00h - Auditório Casa da Ciência — Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA.

Nenhum comentário: