sexta-feira, 21 de maio de 2010

OFICINA DE CINEMA NO INTERIOR DO AMAZONAS

De terça-feira a domingo (18 a 23) acontece a 1ª Oficina de Cinema UM Minuto de Maués, durante a qual estão sendo produzidos oito filmes. A oficina é uma realização da Prefeitura do município, localizado a 267 km de Manaus, em parceria com a Amacine Futuros Cineastas.

A oficina está sendo ministrado pelo cineasta Júnior Rodrigues, diretor da Amacine Futuros Cineastas, entidade que se dedica à formação de novos talentos para o segmento audiovisual da cultura no Amazonas.

As atividades acontecem na sala de exposições “Edmundo Xavier de Albuquerque”, do Museu do Homem de Maués. São ao todo 80 participantes organizados em duas turmas, sendo 40 pela tarde e os demais a noite.

A programação da oficina está estruturada em três módulos: Roteiro, Produção e Direção. Os participantes aprendem o necessário para contar uma história com a narrativa do cinema. Na prática, os participantes da oficina são os próprios roteiristas, diretores, atores, produtores e cinegrafistas de suas histórias. “Embora os temas sejam livres, a ideia é fazer, também, com que os alunos revelem a própria cultura numa visão de ‘dentro para fora’, falando de costumes e hábitos típicos da cidade”, afirma o secretário municipal de Cultura, Ademar Gruber.

A oferta da oficina de cinema, além de ser considerada pelo prefeito de Maués, Miguel Paiva Belexo, um investimento necessário para que a cultura funcione como uma forma de inclusão social e de desenvolvimento, é resultado de uma motivação maior: integrar os talentos do município a festivais de cinema como o UM Amazonas, que reúne a produção de filmes do gênero, no Estado. O UM Amazonas está na 9ª edição e será realizado no período de 05 a 12 de junho deste ano.

Os investimentos da Prefeitura de Maués para a formação de público para o cinema no município podem ser vistos, ainda, na criação do Cine Clube de Maués (em 7 de maio), criado através de uma parceria com a Programadora Brasil, iniciativa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, por meio da qual são disponibilizados filmes e vídeos nacionais para exibição em circuitos alternativos. O acervo do Cine Clube de Maués é de aproximadamente 100 filmes. O Cine Clube, que funciona no Museu do Homem de Maués, tem sessões às 19h (curtas e/ou longa-metragens para crianças) e às 20h30 (filmes para o público jovem/adulto), sempre às sextas-feiras. A entrada é franca.

Nenhum comentário: