quarta-feira, 19 de maio de 2010

S.O.S ENCONTRO DAS ÁGUAS SEM FRONTEIRA

A grita contra a construção do Porto das Lajes nas imediações do magnífico Encontro das Águas dos rios Negro com Solimões tem repercutido pelo grande mundo, celebrando parcerias e conferindo apoio em favor das causas populares, principalmente, quando o foco se volta para a questão ambiental. Nesse contexto, registra-se a iniciativa dos jovens de Sevilla, lá da Espanha, que resolveram patrocinar um programa de Rádio alertando o seu público para as ameaças que pairam sobre essa iniciativa surreal de se construir um Terminal Portuário no Encontro das Águas sob a logomarca da poderosa empresa Vale do Rio Doce. A coordenação dos trabalhos está sob a responsabilidade de Pablo Escribano, que recorreu ao Movimento S.O.S Encontro das Águas, buscando subsídios para a produção do programa que deverá ir ao ar no próximo dia 20, nesta quinta-feira.

A sociedade da informação - sem fronteira e cancela - criou os meios necessários para que cada cidadão interativo possa se manifestar, posicionando-se contra os fatos e danos que tornam os cidad@os vulneráveis quanto à luta pelo Direito e pela Vida no planeta. A difusão dessas opções transformam homens e mulheres em cidadão do mundo, promovendo a revitalização e o fortalecimento de uma sociedade participativa preocupada não só com sua paróquia mas com o mundo como um todo na perspectiva de um projeto comunal fundamentado na ética da responsabilidade dos governantes, bem como na Ação Social dos agentes participativos conectados a sociedade da informação. Nesse sentido, a participação torna-se a força motora da transformação social, estreitando relações que podem se consolidar em firmes propósitos em favor da luta pelos Direitos Sociais e Ambientais. Leia abaixo, a manifestação de apoio do estudante de Sevilla contra o Porto das Lajes:

Hola me llamo Pablo y soy estudiante de Biología en la Universidad de Sevilla. Me pongo en contacto con usted porque ha venido a nuestra universidad una profesora de la Universidad Federal de Amazonas, Maria Anete Leite Rubim y nos ha comentado la grave situación en la que se encuentra el Encuentro de las aguas, debido a la construcción de un puerto.

En primer lugar quería mostrarle mi apoyo desde España, que estaré encantado de ayudar desde aquí en lo que pueda.

En segundo lugar quería decirle que nosotros tenemos un programa de radio hecho por alumnos de la Universidad de Sevilla, y nos gustaría comentar la situación en la que estais. Para ello le pediría si me puede mandar información sobre lo que está ocurriendo para darle la máxima difusión posible.

Le dejo la página web de nuestro programa de radio ya que este Jueves 20 de Mayo vamos a hablar sobre el grave problema de la construcción de el puerto.
www.sonidosdelatierra.es

Un cordial saludo.

Pablo Escribano.

Nenhum comentário: