sexta-feira, 14 de maio de 2010

REPENSANDO A PRÁTICA DE TRABALHO



Khemerson Macedo*

A Extensão Universitária tem sido nos últimos quatro anos uma das variantes operacionais dos projetos concebidos e implementados pelo Núcleo de Cultura Política da Universidade Federal do Amazonas (NCPAM). Nesta perspectiva, as ações pensadas pelo NCPAM têm por princípio planejar projetos multidisciplinares e comunitários cujas ações pressupõem continuidade, estabelecendo articulação em rede junto aos parceiros e beneficiários e fomentando a discussão dos temas em pauta.

Deste modo, a cada projeto e/ou ação finalizado, é prática comum da coordenadoria do NCPAM/ UFAM refletir sobre sua metodologia, implicando, dessa feita, repensar a prática da pesquisa e da extensão a partir da consolidação da equipe de trabalho, fortalecendo o núcleo na medida em que as ações se desenvolvem. Além do mais, o fato dos projetos serem concebidos de forma multidisciplinar e coletivamente permite aos pesquisadores/ facilitadores compartilharem experiências acadêmicas entre si, colaborando para o desenvolvimento de competências e habilidades adquiridos ao final do processo.

E foi repensando sua prática que o NCPAM/ UFAM adquiriu tanto espaço no cenário local e também nacional. Utilizando-se de seu blog na Internet,atualmente sob novo domíno www.ncpam.com.br, nosso Grupo de Trabalho vem ganhando destaque a partir dos projetos que concebe e/ ou participa, pois as atividades realizadas resultam em produtos que contribuem com o debate de temas junto à entidades, organizações sociais, comunitárias e parceiros institucionais. Além do blog na Internet, o NCPAM/ UFAM também produz o programa Na Terra de Ajuricaba, canal 07 e 27 (analógico e digital), exibido pela TV UFAM às segundas, terças, sextas, sábados e domingos e que possibilita o debate com representantes da sociedade civil, intelectuais, políticos, dentre outros. Vale lembrar, além disso, que tanto a página na Internet quanto o programa universitário são oriundos de projetos extensionistas desenvolvidos a partir do Programa de Ação Curricular de Extensão (PACE). Em relação ao blog, é digno de nota a premiação concedida ao NCPAM como o 3º maior blog corporativo de política em 2009, concedido pelo portal nacional Top Blog.

Referenciado nessas conquistas do núcleo, o projeto de extensão desenvolvido para esse semestre, Comunicação e Interatividade: TV UFAM – Na Terra de Ajuricaba, tem como objetivo intensificar a articulação junto à sociedade local, fomentando a difusão em rede por meio da Internet e TV Universitária a partir da qualificação dos facilitadores vinculados ao NCPAM por meio de oficinas pedagógicas que privilegiam três pontos básicos relacionados ao trabalho do NCPAM/ UFAM: Técnicas de Redação, Elaboração de Projetos e Protocolos de Produção.

Estes pontos articulam-se a partir de uma proposta metodológica relacional, sistematizada nos parágrafos abaixo:
1) Técnicas de Redação: Este é, sem dúvida, um dos principais aspectos do trabalho interno do NCPAM/ UFAM já que, por se tratar de um Grupo de Trabalho multidisciplinar e coletivo, a capacitação do acadêmico para a escrita, possibilita ao aluno sistematizar suas análises em textos críticos que representem sua visão de mundo e que possam ser publicadas majoritariamente no blog do NCPAM. Em termos de projetos, é importante para o acadêmico/ facilitador o domínio de uma boa redação para que possa perceber demandas e sintetizá-las em propostas consistentes aos objetivos do núcleo. O envolvimento dos extensionistas nessa oficina implicará no fomento à pagina interativa do núcleo, ampliando a rede de articulistas, parceiros e beneficiários;

2) Elaboração de Projetos: A partir do envolvimento dos facilitadores no estudo de Técnicas de Redação, o projeto Comunicação e Interatividade proporcionará a seus extensionistas a sistematização de suas idéias em propostas de projetos que atendam à demandas que estejam inseridas no universo temático trabalhado pelo NCPAM. Para tanto, é necessário ao acadêmico a identificação de oportunidades mediante a observação de editais públicos que possibilitem o desenvolvimento de projetos. Esta oficina tem por finalidade estabelecer o Observatório de Editais, onde os facilitadores envolvidos colaborarão junto com a Coordenadoria de Pesquisa na concepção, planejamento e execução de projetos e atividades diversas;

3) Protocolos de Produção: Esta oficina objetiva trabalhar junto aos extensionistas os aspectos mais relevantes da produção do programa Na Terra de Ajuricaba, a partir da definição de pauta semanal e/ ou mensal, articulação junto aos debatedores, elaboração de planilhas e desenvolvimento de material auxiliar para veiculação no programa (vídeos, imagens, etc.), além de possibilitar ao extensionista a ampliação da interatividade dos espectadores por meio de twitters, enquetes e e-mails. Esta oficina permitirá, ainda, a criação de uma equipe de produção para o programa.

As oficinas concebidas neste processo de formação em curso possibilitarão a consolidação das equipes de trabalho comprometidas com o programa universitário; com o blog do NCPAM.COM.BR e com a Coordenação de Projetos, criando condições para novas ações voltadas para o atendimento de demandas sociais e temáticas diversas. Em pauta, o NCPAM/ UFAM continuará seu compromisso em parceria às comunidades em que já desenvolveu ou vem desenvolvendo atividades extensionistas ou de pesquisa – como, por exemplo, na Colônia Antonio Aleixo relativo à questão ambiental do Porto das Lajes. Não obstante, estas atividades exigirão, por parte dos pesquisadores compromisso e responsabilidade no desenvolvimento da temática e, por conseguinte, propiciará o amadurecimento da metodologia adotada sem perder de vista sua efetividade e contínua reflexão.

* O autor é Coordenador de Pesquisa do NCPAM/ UFAM.

Nenhum comentário: