terça-feira, 17 de agosto de 2010

AMAZÔNIA NA PAUTA DA II CONFERÊNCIA LATINO AMERICANA DO RSPO

Rubens Gomes, do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) e também membro da Comissão Executiva do Fórum, participará no dia 26 do painel “Desafios e oportunidades sociais”, quando apresentará uma visão socioambiental da Amazônia ao lado de painelistas que apontarão a perspectiva de diferentes atores presentes na região.

O Fórum Amazônia Sustentável é um dos apoiadores da II Conferência Latino Americana do RSPO que acontecerá na Estação das Docas, em Belém (PA) entre os dias 24 e 27 de agosto. Promovida pela RSPO (Roundtable Sustenable Palm Oil), entidade que congrega a cadeia produtiva do óleo de palma no mundo, o evento pretende realizar uma grande mesa redonda acerca de práticas sustentáveis de produção do óleo de palma.

As palestras e os debates acontecem nos dias 25 e 26 de agosto e contam com especialistas do setor de óleo de palma, desenvolvimento sustentável e política ambiental. O Fórum será representado por Beto Veríssimo (IMAZON) e Rubens Gomes (GTA).

Beto Veríssimo, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON) e membro da Comissão Executiva do Fórum, participará no dia 25 do painel “Amazônia: desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável”. O pesquisador abordará os desafios para a sustentabilidade da Pan-Amazônia em uma mesa que pretende apresentar um panorama da região e identificar alternativas para a sustentabilidade social, ambiental, econômica e fundiária.

Rubens Gomes, do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) e também membro da Comissão Executiva do Fórum, participará no dia 26 do painel “Desafios e oportunidades sociais”, quando apresentará uma visão socioambiental da Amazônia ao lado de painelistas que apontarão a perspectiva de diferentes atores presentes na região. O objetivo é discutir o modelo de desenvolvimento possível a partir dos atuais desafios impostos à Amazônia. Rubão, como é conhecido no meio ambientalista, é também um dos apoiadores da luta do Movimento S.O.S Encontro das Águas contra a construção do Porto das Lajes. O empreendimento além de violar o paisagismo do lugar é um atentado a economia do povo do Amazonas, que tem no Encontro das Águas, um dos principais ícones de sua identidade cultural e histórica.

Com participação de representantes de todos os países produtores de palma no mundo e stakeholders da Europa e Estados Unidos, o evento promete ser um sucesso. Informações e inscrições pelo site http://www.rspolatinamerica2010.com/

Saiba mais

RSPO – Roundtable on Sustainable Palm Oil (www.rspo.org)
Fundada em 2004, a RSPO objetiva promover o crescimento sustentável da produção do óleo de palma através de uma regulamentação mundial. A organização não tem fins lucrativos e congrega toda a cadeia produtiva do óleo de palma e interessados. Sua sede fica em Zurique, na Suíça, e a secretaria é baseada em Kuala Lumpur, na Malásia.
A RSPO reúne 336 sócios ordinários de 37 países, sendo: 7 bancos e fundos de investimento, 64 produtores de bens de consumo, 11 ONGs ambientais, 8 ONGs sociais, 21 cadeias internacionais de supermercados, 127 processadores e traders e 83 plantadores. Até o momento o RSPO já certificou 315.628 hectares que respondem a uma produção anual de 1,58 milhões de toneladas de óleo de palma e 324 mil toneladas de óleo de palmiste sustentáveis.

Fórum Amazônia Sustentável

O Fórum Amazônia Sustentável foi fundado em Belém (PA) em novembro de 2007 e atualmente conta com 211 associados. Por ser um movimento democrático e intersetorial, o Fórum se propõe a discutir e elaborar uma agenda para a promoção do desenvolvimento sustentável na Amazônia. Para isso, cria espaços de debate para envolver pessoas de diversos segmentos, entre eles, indígenas, quilombolas, seringueiros, sindicalistas, trabalhadores rurais, empresários, pesquisadores e governantes. O Fórum prioriza a formação de uma cultura em favor da sustentabilidade, a construção de compromissos de boas práticas produtivas e o apoio ao desenvolvimento sustentável. Para saber mais: http://www.forumamazoniasustentavel.org.br/

Nenhum comentário: