quarta-feira, 25 de agosto de 2010

MOÇÃO DE SOLIDARIEDADE

O Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas, reunido no dia 24 de agosto de 2010, decidiu, por unanimidade dos votos, prestar TOTAL E IRRESTRITA SOLIDARIEDADE ao Prof. Dr. JOSÉ EXEQUIEL BASINI RODRIGUEZ que vem sofrendo retaliações públicas por parte de um discente, pelo fato de o Prof. ter solicitado sua saída da sala de aula por estar com fardamento militar e PORTANDO ARMA DE GROSSO CALIBRE E UM FACÃO.

O corpo docente deste Departamento entende que o espaço da sala de aula é de total responsabilidade do professor que ministra a disciplina que normalmente é aprovada em reunião de Departamento e que ele tem plena autonomia didático-pedagógica para decidir o que convém ou não no espaço sobre sua responsabilidade.

Queremos lembrar, também, que os espaços universitários, desde a Idade Média, têm-se mantido como um espaço de paz, neutro e de asilo para todos aqueles que se sentem perseguidos por questões político-ideológicas, religiosas, etc., não cabendo, por tanto, o direito de quem quer que seja, de portar ARMAS, nestes recintos de pesquisas, estudos e reflexões científicas e filosóficas.

O fato ocorrido no Instituto de Ciências Humanas e Letras, no dia 23 de agosto de 2010, não se deu em razão do discente ser militar e estar fardado, mas por PORTAR, DE FORMA ILEGAL, UMA ARMA DE FOGO DE GROSSO CALIBRE E UM FACÃO NO INTERIOR DA SALA DE AULA onde Prof. Dr. JOSÉ EXEQUIEL BASINI RODRIGUEZ ministrava um curso de ANTROPOLOGIA. A ilegalidade do PORTE DE ARMAS pelo discente, no momento em que o fato ocorreu, é notória, pois ele não se encontrava no pleno exercício de sua função militar mas na função de discente da Universidade Federal do Amazonas e naquele exato momento suas armas deveriam estar recolhidas na instituição que presta serviço e não exibi-las como complemento da farda.

Nenhum comentário: