sábado, 21 de agosto de 2010

CAMINHO DA ESPERANÇA...

Ademar Fernando Gruber (*)

Começou...
Amanhã parecia ser igual como outras Terças Feiras. Um carro de som.Uma camionete com pintores, cal, pincéis e tintas, mostrava que alguma coisa estava diferente. Uma batida nova de calipso alegrava algumas casas.

O sol inclemente começou a mostrar sua força e seu calor. Chega um avião. Depois outro e finalmente o terceiro. Neste vem ele. Junto o coordenador, a assessora da Deputada, um fotógrafo e um advogado, e claro, o piloto. Nenhum puxa-saco, nenhum aspone. É um bom sinal!

Nenhum alvoroço, poucos carros, algumas motos e começamos uma nova caminhada.

Uma passada rápida no café da programação oficial e lá vamos nós. Quando saio deste local, um filme rápido me vem a mente e volto no tempo...

1986 uma campanha memorável e inesquecível, um aprendizado para quem soube fazer e que nos mostra muitos caminhos até hoje, e foram tantos. É o sinal que precisava.

Passamos para um cumprimento rápido em dezenas de idosos. Nos reunimos com vinte ou trinta pessoas, num sol de fritar miolos e passeamos pela cidade para que ele fosse visto. (Diferente de muitos que o povo só sabe que aqui esteve depois de ter ido embora).

Um almoço com a equipe de trabalho, todos juntos, menos de dez pessoas( Incluindo a comitiva). Ninguém pedindo nada. Cobrando necas. Apenas acompanhando-o.

Um retorno para o hotel. Descanso para eles. Novo trabalho para a equipe.

Num bairro popular, a reunião que juntou curiosos, interessados e jovens. Mais de uma centena acompanharam suas palavras. O Jeito humilde de se apresentar, de falar mais com o coração, de mostrar o que fez, de dizer o que pretende e delinear o caminho, de apontá-los com determinação, sem receios ou medos.

Acostumado aos papos chatos dos profissionais, surprendeu-me seu jeito de falar. Sua simpliciade em tirar dúvidas e sua sinceridade em reconhecer virtudes, inclusive em adversários. Foi bom!

A noite. Ah! esta foi fenomenal. Sem combustível, sem carros , sem estrutura, contamos apenas com sua credibilidade e a nossa. Com um trabalho exemplar de uma equipe comprometida com Maués. Com a solidariedade daqueles que perceberam a “Cerca de jurubeba” dos de sempre. Do açodamento dos incautos, do destempero dos despreparados.

Estava preocupado. Muito preocupado. Não o acompanhei em muitas visitas anteriores, na maioria sequer convidado. Precisava sentir o pulso, o povo para saber do acerto da escolha. Assim o fizemos.

Centenas de pessoas nos esperavam. O Local acanhado estava iluminado pela presença de idosos, de produtores rurais, de jovens. Fiquei emocionado. O acerto era evidente, a equipe consciente e o candidato unipresente.

“Palavras nada mais do que palavras” era uma expressão humorística dos anos 90, em 2010 vimos que palavras, mesmo que apenas palavras, ditas por pessoas sérias se transformam na esperança e ajudam a construir um caminho para o futuro.

Valeu!
Maués está em campanha. Siga os bons.

(*) É escritor e agente político do município de Maués (Am).

Nenhum comentário: