terça-feira, 24 de agosto de 2010

MOVIMENTO INDÍGENA E POLÍTICA PARTIDÁRIA NO ALTO RIO NEGRO

Pedro Machado (*)

São Gabriel da Cachoeira, Alto Rio Negro, no Estado do mazonas, nossa Terra Natal, PARI-CACHOEIRA, onde está enterrado as nossas cordas umbilicais, rio Tiquié, caudaloso rio de águas frias, outrora farto de caça e peixe, escoador de produtos em grande quantidade como: farinha, banana, abacaxi, cará, arroz, cipó, sorva, milho e muitos outros produtos agrícolas e silvestres, centro da unidade comunitária dos Povos do rio Tiquié.

O Povo vivia bem, bem organizados e acima de tudo muito respeito e consideração entre as familias e tribos. Levados aos conhecimentos adquiridos nos Colégios Internos dos Padres Salesianos, para melhor assegurar nossos direitos, nós lutamos e nos organizamos, discriminados,sofremos o racismo, assim, fortificados pelos desafios, culturais, tradicionais, intelectuais, sociais, políticos e econômicos, fundamos a Política Indígena do Alto Rio Negro, estruturamos e fundamos a FEDERAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES INDÍGENAS DO ALTO RIO NEGRO (FOIRN), em Abril de 1987. Tivemos adversários fortes, porque, a nossa força era ilimitada, motivo porque somos até hoje, só não estamos na linha de frente.

Lutamos pela demarcação das Terras Indígenas, conquistamos vitórias, provamos e mostramos a sociedade brasileira, o nosso valor, a nossa determinação, a nossa brasilidade de sermos índios Brasileiros. Com esses feitos, abrimos caminhos em busca de melhores espaços de direitos aos nossos parentes indígenas do Alto Rio Negro sem distinção de raça e tribo. Nós enfrentamos etnodificuldades, para chegar as autoridades desse país, pois não tinhamos passagens aéreas disponíveis, hoteis para hospedagem, restaurantes para matar fome, carros à disposição para os nossos trabalhos e, acima de tudo, não havia nenhum índio nas administrações públicas do governo, para nos receber e entender os nossos problemas.

Hoje, nós temos um prefeito indígena em São Gabriel da Cachoeira, um índio que conhece e entende a situação da sociedade indígena do Alto Rio Negro, eleito por nós, pois eu votei nele e tenho certeza que você também votou (dirigindo-se ao Álvaro Tukano).

Infelizmente, os nossos sonhos e as nossas ansiedades não estão sendo satisfeitas, a máquina administrativa está desgovernada, desacreditada, desiludida e desmoralizada. A FOIRN, que nós criamos e fudamos, está se afundando, estagnou e está se deteriorando. Enquanto isso, Instituto Sociambiental (ISA), do seu amigo BETO, continua se fortificando,são donos da casa e tem toda estrutura administrativa, política, social, econômica e financeira. Possui sede em: São Paulo, representações em Brasilia, Manaus e São Gabriel da Cachoeira-AM, possui banco de dados de todas as hitórias, culturas e tradições dos Povos Indígenas do Alto Rio Negro.

Para se pesquisar, precisa pedir dos paulistanos, pois eles são detentores e donos destas riquezas. Por isso, eu afirmei e afirmo, que os índios saíram da Igreja Católica e entraram na ISA, sempre dependentes e subalternos. Todos reclamam da pobreza, da miséria e de falta de oportunidade, neste mundo de bolhas e visões se perdeu as lutas e conquistas alcançadas. Esta é minha mínima visão crítica sobre a politica indígena do Alto Rio Negro.

Ano de 2010, é um ano politico partidário, os ex-prefeitos de São Gabriel da Cachoeira e assessores, todos estão juntos, já abocanharam os recursos dos candidatos, sejam eles candidatos ao governo de Estado, Senador, Dep. Federal, Estadual, Presidente da República, já estão com comitês instalados, como o executivo municipal não tem nenhuma qualificação política partidária, fato provado e comprovado, por isso não o convidaram. Mas, dizem, dizem que já deram uma fatia de cale a boca, para não atrapalhar.

Bem, para finalizar: eles têm o DINHEIRO e nós mesmos sem um líder forte temos os VOTOS. Esse é o jogo, essa é questão para as eleições deste ano e para 2012, onde o cenário será bem diferente.

(*) É um lider histórico do movimento índígena brasileiro de origem Tukano de Pari- Cachoeira (AM).

Nenhum comentário: