segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O VOTO DA JUVENTUDE

Posta-se aqui um dos posicionamentos a respeito da importância do Ato de Votar no contextos das Democracias. A Manifestação é do discente Wendel, do Curso de Ciência Política da Área de Administração da UFAM, que muito tem contribuído nos debates tanto em sala de aula quanto nesta página interativa. O propósito é ampliar a discussão para além da sala de aula, registrando a manifestação dos jovens pensantes na perspectiva de um Brasil socialmente justo e politicamente participativo. Portanto, faça a sua parte e manifeste também a sua indignação contribuindo para esse mutirão de propostas visando mudar o Brasil e o nosso Amazonas com o voto da juventude... booote pra moer porque o futuro é um ato em construção que ocorre coletivamente como ato de força pela garantia das políticas públicas em favaor da juventude participativa.

O voto possui uma suma importância em nossa vida de cidadão, tendo um poder imenso, mas não deixa de ser um respeito à cidadania, ou quase isso. O voto na sociedade brasileira é obrigatório, um erro fatal de nossa democracia, pois, afinal, inibe o patriotismo. O voto era para ser um dever das pessoas e elas mesmas se cobrarem a ir votar, mas é o Estado que as obriga, isso é um paradoxo da nossa democracia, do qual não nos interessa agora falar.

O importante abordar aqui é o poder do voto e seu principal problema. O voto decide o futuro do país, ele por si só não vale quase nada, mas junto de outros se torna onipotente. Mas, possui um problema que é difícil de conter, principalmente para nós que não temos uma daquelas culturas das boas. O voto nada vale se as pessoas não tiverem a consciência de que o mais importante não é o voto em si, mas, o que ele pode representar em relação a cobranças.

O problema do Brasil é que as pessoas só demonstram suas cidadanias em dois e dois anos, num só dia e por no máximo cinco minutos, dos quais esse ultimo ele só precisa botar o numero e apertar confirmar. Que simplório! O que devemos fazer é deixar essa cultura relaxada de lado e partir para a cobrança desses políticos e fazê-los merecer o que pagamos para eles, que não deixa de ser uma fortuna. Tirar da mente deles que ser político é tirar a aposentadoria adiantada e que política e futebol são as únicas coisas que dão dinheiro nessa Po... desse país.

Esses gatunos felizes e espertos nos roubam, roubam e não fazemos nada. O poder do voto só é completado quando estamos em cima dos que elegemos, fazendo cobranças. Bons tempos aqueles em que os próprios estudantes saiam as ruas buscando seus direitos, e até mesmo as mulheres, o sexo frágil, nada de frágil tinham, já hoje são mais frágeis que porcelana.

O segredo para o Brasil mudar é termos a consciência de que o voto só funciona se houver cobrança e se “botarmos a boca no trombone”. Então votem, cobrem e vamos fazer nosso país um pouco melhor. Afinal eles ganham dinheiro para nos servir e são eleitos para isso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Hoje somos “convocados”, para mais uma vez exercer essa fantasiosa democracia que se apresenta com esse tal programa eleitoral gratuito. Onde vemos candidatos degladiando-se como feras pelo voto do eleitorado. Alguns se apresentam como teu amigo, ao falar com você pela televisão, sem você nunca os tenha visto antes. Apresentam soluções milagrosas para profundos problemas sociais que se arrastam à séculos, e que claro, todos sabemos que não terão uma solução assim de uma hora para outra!
Zombam, riam, tripudiam e ainda nos roubam! Como podemos oferecer condições para que tais bandidos continuem a usurpar nosso maior bem e direito adquirido? A liberdade de idéias.

Anônimo disse...

Tava pensando um pouco mais sobre esse assunto e ampliem meu ponto de vista.O voto jovem é muito importante, sim em um processo eleitoral, mas não se limita só em números, como 22,3% da massa eleitoral no Amazonas, mas também pode refletir no futuro das próximas gerações!
Se hoje tivermos consciência da importância de nosso voto e ampliar esse sentimento para nossos irmãos cidadãos o máximo que pudermos, podemos afirmar com risco que transmitiremos essa responsabilidade para nossos filhos que passarão a votar de uma maneira mais ética.Coisas simples que ensinarmos aos nossos filhos como jogar o lixo no lixo, respeitar as diferenças cultivando a tolerância e desbancando a ignorância, juntamente com uma visão analítica da política de nossa sociedade aos poucos farão a diferença nesse país.Inclusive, há uma estimativa do GREENPEACE que daqui a 60 anos o Brasil será como um país em termos políticos e econômicos.Só não sei se isso é realmente algo bom de se esperar...mas isso já é outro assunto.