quarta-feira, 8 de abril de 2009

NCPAM PROMOVE EXTENSÃO NO MONTE DAS OLIVEIRAS

Em Manaus, na zona norte, os alunos da Universidade Federal do Amazonas, através do NCPAM, iniciaram no sábado (4) as primeiras oficinas de empreendedorismo comunitário e digital. Os projetos fazem parte do Programa de Atividade Curricular de Extensão (PACE), que tem por objetivo promover a interação dos alunos e professores com as organizações comunitárias, em atenção às demandas necessárias postas aos acadêmicos, que por sua vez também são beneficiados com créditos curriculares.

O encontro com os comunitários foi marcado por apresentação dos alunos dos cursos de economia, administração e ciências sociais, que falaram dos objetivos dos projetos e os procedimentos de trabalho a serem adotados na realização das oficinas. Cada gerente do projeto apresentou sua equipe de trabalho e manifestou a alegria de estar na comunidade prestando serviço como aluno da UFAM, que é uma instituição pública e gratuita e por isso, tem a obrigação de atender as demandas comunitárias no curso das Ações Curriculares de Extensão.

As práticas de Extensão na UFAM, nesses últimos anos, tem sido uma das mais qualificadas porque tem propiciado aos alunos a transversalidade com as áreas de Ensino e Pesquisa, visando desenvolver novas competências e habilidades dos alunos resultantes do processo de aprendizagem vivenciado com os comunitários por meio dos projetos institucionais.

Nesse primeiro encontro focado mais para sensibilização dos comunitários os facilitadores das oficinas fizerem questão de destacar os fatos e valores que fundamentam os projetos de Extensão. Relativo ao Comunitário falou-se da importância do trabalho dos catadores de lixo organizados no Instituto Ambiental Dorothy Stang e o processo de reciclagem dessa matéria prima como fonte de renda para sua sustentação. Quanto ao empreendedorismo Digital destinado aos filhos dos comunitários destacou-se o objetivo de se construir um blog comunitário na internet para dar visibilidade ao trabalho dos catadores, assim como também interagir com outros trabalhadores que atuam no segmento da reciclagem. O trabalho das Oficinas prolonga-se até a última quinzena de maio.



Na oportunidade, alunos, professores, comunitários e mais o instrutor do SEBRAE, Lenoir Santos, reuniram-se para planejar a prática das Oficinas, centrando esforço nas atividades meio como propósito de ampliar a carga horária das Oficinas para 80 horas, dependendo das condições materiais da comunidade. As lideranças foram informadas e ficaram de consultar os demais para ver se “tem pernas” para cumprir nesse momento a carga horária oferecida pelo SEBRAE.

Na terça-feira (7), em reunião de trabalho o NCPAM reuniu-se com os extensionistas e fizeram uma avaliação dos primeiros encontros na comunidade, considerando o desempenho de cada projeto e apontando o andamento de suas etapas traçadas em nosso cronograma de trabalho para esse primeiro semestre de 2009. Os alunos estão motivados e os entraves ocorridos nesse processo foram identificados como desafios, o que requer de cada um dos participantes respostas criativas na perspectiva de se garantir o sucesso dos projetos em ação no Monte das Oliveiras
.

Nenhum comentário: