quarta-feira, 25 de agosto de 2010

CHAMADA GERAL PARA O DEBATE


Neste segundo semestre do ano, o professor Ademir Ramos está ministrando 02 (dois) cursos de Política para os alunos de Administração da nossa UFAM. O debate tem sido intenso em sala de aula envolvendo variados temas tais como: voto obrigatório; partido político e ética; políticas públicas e prestação de serviço de qualidade; cidadania e controle social; compra de voto e satisfação imediata das necessidades; desigualdade social e a compra de voto; desigualdade social e a corrupção eleitoral; o cumprimento da Lei de responsabilidade fiscal; o poder da grana e a política do vale tudo; alienação, leseira e outras atitudes excludentes do jovem na política; horário eleitoral gratuito e a impunidade dos fichas sujas. Com esta extensa pauta queremos compartilhar com os alunos e demais seguidores uma ampla discussão dando ênfase aos debates para que possamos esclarecer e encaminhar propostas que venham promover mudanças em favor das organizações comunitárias fortalecendo o ânimo das lideranças sociais, buscando comprometer cada vez mais os candidatos com o projeto coletivo sustentável em atenção à saúde, educação, segurança, empregabilidade, meio ambiente e justiça social. Participe manifestando sua opinião sobre as questões em pauta e botando a boca no trombone contra os candidatos corruptos que pensam que o povo acredita em Papai Noel ou vai ficar aí de braços cruzados esperando pela sobra do banquete, servindo de massa de manobra, como Maria vai com as outras.... Seja um eleitor cidadão e manifeste sua opinião. É o que se espera...

4 comentários:

Wendel disse...

um dia me deparei com uma cidadã de manaus e ela me falou que os politicos não tem mais jeito e que o brasil estava perdido, afinal nossos jovens que seriam as perspectivas de possiveis melhoras não sentem nehum interesse em tal. E o incrivel que pareça é que isso é verdade, em um belo dia eu e um amigo que faz engenharia na ufam estavamos discutindo a lei de ficha limpa, no entanto uns outros amigos nossos, de menor idade, estava nos escutando quando de repente um deles, menino de 14 anos, nos interrompeu dizendo:"pô vocês estão falando de politica, já basta o horario eleitoral e os politicos enchendo nosso saco". Nesse momento esse meu cologa se irritou e gritou com ele dizendo que ele estava errado e que ele é o futuro de nosso país, desde já ele deve se interar nesses assuntos para quando ficar mais velho não ser uim alienado qualquer desses. A minha pergunta é justamente em relação a isso, de qual forma os jovens e adolescente, não excluindo as crianças é claro, participam na formação politica do país? e qual a importancia da escola nesse processo de formação politica, pois afinal é ela que forma os futuros cidadões do futuro?

Wendel disse...

tem uma pergunta do qual concerteza outras pessaos e principalmente estudantes tiveram um dia: a democracia preza a liberdade e os direitos iguais, é uma forma de governo do neoliberalismo, num mundo que preserva a liberdade individual, a liberdade de imprensa e todos os tipos de liberdade, é claro que regidos por direitos e deveres que estão em paralelo com as mesmas. Então, por que em nossa sociedade, especifica brasileira, que respeita tanto a liberdade de escolha ainda continua obrigando as pessoas a votar? Isso não se torna um pouco controverso?

Unknown disse...

Estamos vivenciando mais uma etapa de nossas vidas, em que mais uma vez somos “convocados” a exercer a democracia. Mas, péra aí, o que é democracia mesmo, hein? Se formos questionados, prontamente responderemos que se trata de uma forma de governo, voltada para o povo e baseado em cima dos princípios de liberdade e participação, sendo legitimado pelo direito que cada cidadão tem de participar do processo de escolha de seus representantes.
Mas, e atualmente o que podemos extrair de uma rápida análise de nosso processo eleitoral? Será mesmo que os cidadãos estão tendo a oportunidade de participar de tal processo? E os que aparentemente estão participando estão tendo alguma chance frente à influência massificante de forças políticas e correntes econômicas sedimentadas e cada vez mais sedimentadas que não dão oportunidade ao novo, uma vez que se o fizerem perderam seu espaço?
E nós o que estamos fazendo frente a essas uniões mirabolantes entre os partidos políticos? Enquanto eles unem seus interesses (claramente econômicos), nós ignoramos em que condições tais uniões se desenvolvem. Por que também o povo não une seus interesse em um só, e procura auditar não só o processo eleitoral, mas também o candidato, suas propostas, etc..., tal qual uma entrevista de emprego?

Unknown disse...

A democracia está cada vez mais longe de seu conceito original, isso pode ser facilmente percebido ao analisarmos as armações e maracutaias políticas que acontecem diariamente e que nada ou muito pouco é feito para punir os culpados. Se as leis punitivas existem, existem acusados e existem provas, Por que que nada é feito para a punição dos culpados e suas respectivas exclusões dos processos eleitorais desse país?
É evidente que algo está muito errado aí, principalmente com a “moda que ainda não pegou” a lei da Ficha Limpa. Peço aos colegas que me ajudem a compreender melhor isso. Como disse um célebre autor “Há algo de podre no reino da Dinamarca”.