sábado, 4 de dezembro de 2010

CURSO DE ANTROPOLOGIA NA FLORESTA FORMA A PRIMEIRA TURMA

Em cumprimento a orientação do MEC por meio do Projeto de Expansão das Universidades brasileiras, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) criou em 2005, o Curso de Graduação em Antropologia no município de Benjamin Constant, na região do Alto Solimões, fronteira do Brasil com o Peru, tendo por objetivo: Capacitar profissionais graduados, em nível de bacharelado, para o exercício de antropólogos, com visão inter, multi e transdisciplinar com habilidades e competências para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão. Neste momento, o Instituto de Natureza e Cultura, assim denominado esta unidade da UFAM em Benjamin Constant, gestora do primeiro Curso de Antropológia em Território Indígena, circundado por uma das maiores papulações étnicas do Brasil, que são os Tükuna, convida a todos (as) para celebrar a defesa das monografias da primeira turma e com isso dar continuidade a sua missão institucional desempenhando com competência e habilidade o compromisso do projeto político pedagógico, em atenção às demandas das nações que habitam secularmente estas terras. O NCPAM saúda não só os alunos indígenas, mas a todos (a) que integram a comunidade universitário nesse território, relevando o trabalho desbravador dos professores e técnicos que assumiram o compromisso de fazer acontecer o primeiro Curso de Antropológia no interior da floresta amazônica de forma regular.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE NATUREZA E CULTURA
CURSO DE BACHARELADO EM ANTROPOLOGIA

Com muita satisfação que o Colegiado do Curso de Bacharelado em Antropologia, convida toda comunidade acadêmica do Instituto de Natureza e Cultura e o público em geral para prestigiar as defesas das monografias da primeira turma de Bacharéis em Antropologia.

As defesas ocorrerão no período de 06 a 15 de dezembro do corrente ano no Auditório do Instituto de Natureza e Cultura.

Iniciando este importante momento da vida acadêmica do Instituto de Natureza e Cultura, em especial do Curso de Bacharelado em Antropologia teremos as seguintes apresentações:

06/12 as 08h: “Kanamari: memória e deslocamentos”, discente Lilian Débora Furtado Lima sob a orientação do Prof.Dr. Juan Carlos Peña Marquez;

06/12 as 10h: “O contexto social que possibilitou a criação da organização Tikuna PIASOL”, discente Mislene Metchacuna Martins Mendes sob a orientação do Prof. Dr. Juan Carlos Peña Marquez.

Contato: Rodrigo Reis - (97) 9153 -9126 / (97 ) 3415 - 5677 (UFAM - Benjamin Constant).
E-mail: roliveiraam@gmail.com

Foto: Formação militar dos índios do solimões feito pela PIASOL, em Campo Alegre.

Nenhum comentário: