quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

ONU DECLARA QUE 2011 É O ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS

A Assembléia das Organizações Unidas (ONU), baseada na Resolução A / RES / 61/ 93, de 20 de dezembro de 2006, declara o ano de 2011 como o Ano Internacional das Florestas. O objetivo é desenvolver durante o ano atividades que tenham como foco a conservação e a conscientização das florestas, mostrando que o manejo sustentável das matas contribui para o desenvolvimento socioeconômico sem degradar as reservas ambientais. A Secretaria do UNFF – Fórum de Florestas das Nações Unidas, será o ponto focal para a implementação do Ano Internacional das Florestas.

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/2011-ano-internacional-florestas-preservacao-manejo-sustentavel-612833.shtml Mas, segundo o Planeta Sustentável, as florestas cobrem 31% de toda a área terrestre do planeta e têm responsabilidade direta na garantia da sobrevivência de 1,6 bilhões de pessoas no planeta e de 80% da biodiversidade terrestre. Pela importância que têm para o planeta, elas merecem ser mais preservadas e valorizadas e, por isso, a ONU declarou 2011 como Ano Internacional das Florestas.

O Pnuma – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, afirma também, que as florestas representam 31% da cobertura terrestre do planeta, servindo de abrigo para 300 milhões de pessoas de todo o mundo e, ainda, garantindo, de forma direta, a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre. Em pé, as florestas são capazes de movimentar cerca de $ 327 bilhões todos os anos, mas infelizmente as atividades que se baseiam na derrubada das matas ainda são bastante comuns em todo o mundo.

Para sensibilizar a sociedade da importância da preservação das florestas para a garantia da vida no planeta, a ONU – Organização das Nações Unidas declarou que 2011 será, oficialmente, o Ano Internacional das Florestas.

A ideia é promover durante os próximos 12 meses ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta, mostrando a todos que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta. Entre eles: – a perda da biodiversidade; – o agravamento das mudanças climáticas; – o incentivo a atividades econômicas ilegais, como a caça de animais; – o estímulo a assentamentos clandestinos e – a ameaça à própria vida humana.

Para saber a respeito dos eventos que serão realizados durante 2011, em homenagem ao Ano Internacional das Florestas, acesse o site oficial da iniciativa. No portal, ainda é possível divulgar as ações que você pretende promover nos próximos 12 meses em homenagem à causa. Leia também: 22% das florestas públicas cadastradas permanece desprotegida *Ano Internacional das Florestas

Nenhum comentário: