sábado, 25 de dezembro de 2010

FELIZ ANO NOVO: ENTRE PERDAS E GANHOS


Ademir Ramos (*)

Entre rios e florestas, desertos e oasis, as pessoas caminham na perspectiva da concretização de seus objetivos. As motivações são as mais diversas e suas determinações também. Às vezes não partimos com medo dos fantasmas e resolvemos então ficar tecendo as malhas, aqui e acolá, perdidos no labirinto do imaginário que em vez de criar condições para, reduz as pessoas em impotência, negando sua capacidade motora de mobilização e encontro.

Essa tensão é saudável. Contudo, é necessário se formular novas perguntas com propósito de obter respostas capazes de compreender a trajetória que percorremos ou pretendemos fazê-la em direção ao foco que buscamos alcançar. Os jovens são os mais explosivos nessa hora porque suas amarras estão soltas. Mas, não basta somente. É necessário domar a força e temperá-la com os conceitos em direção aos objetivos finalísticos socialmente definidos.

Nessa teia a ser construída é importante o domínio da informação, a leitura e o exercício reflexivo da prática. Seja quem for, busque o que quiser, essa é uma condição necessária para afirmação de seus propósitos e ideais.

O domínio dessas ferramentas transformam o medo e os fantasmas em desafios, criando ponte para sustentação de um presente real e de um futuro possível. Saiba que esse percurso não é linear e muito menos estático, tem vida, paixão, prazer, decepção, dor, alegria e felicidade.

O mais importante é conjugar todas estas variantes na busca da felicidade. Saiba que nesse mundo as pontes são construídas coletivamente e para todos. Não basta querer é preciso está apto para fazer senão ficarás sempre na retaguarda e na espera de uma oportunidade que nunca virá, não porque não exista, mas, porque foste limitado pelas condições materiais ou pelas avaliações equivocadas feitas no curso do teu projeto existencial.

Mas, saiba também que o sucesso não se mede unicamente de forma quantitativa. Muitas vezes, recorremos à seletividade para comparar perdas & ganhos. É nesse momento que formulamos a profunda reflexão sobre o projeto e a conectividade de sua extensão na rede das relações que se construiu no rio, na floresta, no deserto ou no oasis em direção a complexa formação da pessoa qualificada, muito mais pelo encontro e diálogo do que pela acumulação e o embrutecimento de sua condição humana no mundo que pertence a todos (as).

Feliz ano novo, são os nossos votos a todos os parceiros, colaboradores e simpatizantes de nossa luta que celebramos com gratuidade por amor ao próximo e ao meio ambiente, reclamando da classe dirigente a promoção da felicidade pública mediada pelo Estado Democrático de Direito.

(*) É professor, antropólogo e direção do NCPAM/UFAM.

Nenhum comentário: