quarta-feira, 15 de abril de 2009

DÁ-LHE MÁRCIA! A FORÇA DA MULHER NA REITORIA DA UFAM



A comunidade universitária resolveu mudar e optou por uma mulher para governar a Universidade Federal do Amazonas (2009/2013). Esta opção fez da professora Márcia Perales, a primeira reitora da UFAM, desbancando os professores Silvio Puga, Gilson Monteiro e Nelson Fraiji. No segundo turno, todos eles juntaram-se contra a professora Márcia Perales, acusando de todos os males e tentando responsabilizá-la pela situação da UFAM no curso da história.

O jogo foi pesado, os candidatos recorreram a diversos instrumentos não convencionais, mas, a professora Márcia Perales manteve-se na onda, sem perder o foco das argumentações das propostas, combatendo firmemente no segundo turno, a arrogância e a prepotência do professor Nelson Fraiji, que se referia à instituição como que tivesse sido jogada a “lama ou no lixo”, fazendo crer que tudo começaria com ele bem a estilo da política da terra caída ou diluviana.

A contestação da jovem professora Márcia Perales em defesa da UFAM resultou na vitória das urnas com 50,99% enquanto Nelson Fraiji foi recepcionado com 49,01%. A vitória da professora Márcia Perales, como ela mesma definiu, “foi a da instituição e que o projeto aprovado nas urnas beneficia a todos indistintamente, sem arrogância, mas com transparência para se construir a revitalização do nosso patrimônio que é a UFAM”.

Márcia Perales Mendes da Silva, 44 anos, casada, 2 filhos, é docente do curso de Serviço Social desde 1986, no Instituto de Ciências Humanas e Letras. Assumiu várias atividades administrativas na instituição, inclusive a Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização, desde 2005, de onde está licenciada. Recebeu várias premiações por conta de sua atuação em pesquisa e atualmente é professora dos Programas de Pós-graduação - Sociedade e Cultura na Amazônia (mestrado e doutorado); e Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia (mestrado), além de líder do Grupo de Estudos e Líder do Grupo de Pesquisa: Processos de Trabalho e Serviço Social na Amazônia (GETRA).

Coordenou vários projetos de pesquisa e orientou mais de 30 trabalhos entre conclusão de curso, especialização e mestrado.

Mãos à obra. Com o resultado das urnas, o presidente do Conselho Universitário submete a aprovação dos conselheiros acadêmicos os nomes dos três candidatos mais votados e em seguida formaliza junto ao Ministério da Educação, que por força de lei deverá editar a nomeação da professora Márcia Perales, sendo enfim, a primeira Reitora da Universidade Federal do Amazonas, em respeito à vontade soberana da comunidade universitária.




O apoio Externo: No calor das manifestações eleitorais nossas lentes flagraram o professor José Carlos Machado (o senhor de oculos na foto acima), ex-superintendente da SUFRAMA e um dos principais articuladores da construção do Porto das Lajes, empreendimento financiado pelo grupo Simões (coca-cola), Bovespa e Companhia Vale do Rio Doce, manifestando apoio à candidatura do professor Nelson Fraiji, o que resultou em fracasso nas urnas.

Um comentário:

Anônimo disse...

A eleição que deu a vitória a professora Márcia Perales, foi um marco na nossa instituição,pois foi a primeira mulher que venceu e que irá assumir a reitoria da UFAM, mas nesse processo é necessário atentar para detalhes que fizeram com que mostrassem a falta de preparo das pessoas responsáveis pelo processo eleitoral, pois estavam extremamente desorganizadas, outro detalhe são os critérios e valores dos votos dos professores, alunos e técnicos, considero extremamente desiguais, não acho justo professores,tecnicos terem valores mairos no voto do que os alunos, visto que a professora Márcia só ganhou a eleição pelos votos dos professores e técnicos da Instituição, pois como todo processo eleitoral a qual impera a democracia todos os votos deveriam ter o mesmo valor, e que a maioria deveria sempre eleger o seu candidato. Os alunos foram em sua maioria esmagadora contrária a essa candidata pois seguirá os mesmos passos do atual reitor que pouco fez pela UFAM.
Sou aluno do curso de Ciências Sociais não sou partidário a nenhum cadidato achei desorganizado o processo eleitoral mas transparente, é o que importa.
Espero que a nova reitora faça um trabalho siginificativo e faça valer os votos da maioria.
Espero que repensem esse critério dos valores dos votos, pois nós alunos na sua maioria nunca conseguiremos eleger o nosso candidato.