segunda-feira, 13 de abril de 2009

MÁRCIA E FRAIJI EM DEBATE NA UFAM



O debate iniciou as 9h30 com a professora Márcia Perales, chapa 10, apresentando suas propostas, que segundo ela foram construídas coletivamente com os professores, alunos e técnicos administrativos. A palavra da candidata firmava “compromisso com a defesa da instituição, dizendo que a UFAM não está e nunca esteve na lama. Afirmativa desse tipo desqualifica a instituição como um todo e em particular a todos nós que temos orgulho de pertencer a esta casa”. A fala da candidata pautou-se no valor da transparência e na determinação de revitalizar a UFAM, buscando “a excelência na pesquisa, no ensino e na extensão”. No final do debate depois de responder todas as perguntas da mesa e da plenária, a professora Márcia Perales fez questão de apresentar todos os seus pró-reitores, agradecendo e pedindo voto de todos que acreditam na ”UFAM sempre presente”.


O segundo a se pronunciar foi o ex-reitor, professor Nelson Fraiji, reclamando mudança e dizendo que “não sabia quem era o candidato se era o atual reitor ou a professora Márcia Perales”. O ex-reitor insistiu nessa tecla para denunciar que estão espalhando pelos corredores “invencionice a meu respeito”. Em sua fala, destacou a sua história na UFAM por mais de 40 anos a frente das lutas e declarou que “a UFAM está abandonada”, fazendo críticas contra a atual gestão da UFAM. O candidato denunciou ainda, o abandono do “hospital universitário Getulio Vargas, bem como o próprio curso de medicina”. Declarou também que o plano da professora Márcia é “maravilhoso, mas ele quer ver na prática”. Por fim, respondendo todas as perguntas, passou agradecer a professora Márcia e declarou que a “UFAM é o nosso patrimônio que deve ser preservado”.


O debate se deu no Instituto de Ciência Humanas e Letras (ICHL), no campus da UFAM, que é um espaço democrático dos grandes confrontos pela democratização, pelas lutas sociais e pelo reconhecimento da UFAM como instrumento do povo do Amazonas. O ICHL, assim como a UFAM, deve primar em ser este espaço público e plural, sem patrulhamento de nenhuma natureza, quando se trata da defesa da Universidade Pública e Gratuita, que é a nossa UFAM. As torcidas dos candidatos se manifestaram livremente, gritando palavras de ordem e balançando as bandeiras. A eleição será amanhã (14), mas os debates devem continuar para efetivação das propostas e principalmente, discutindo o local que são os gerenciamentos dos cursos pelos colegiados, a gestão dos departamentos e das unidades, que é feito por um diretor e o conselho departamental. Em discussão a eleição para diretoria das Unidades Acadêmicas, para chefia dos Departamentos e Coordenação de Curso. Para que a Democracia viceje na UFAM é necessário garantir a defesa e estrutura dos colegiados, sem autoritarismo e mandonismo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eleições pelas coxas sem debate, é a miséria da democracia...Nunca se viu uma eleição tão departamentalizada como esta..."ado, ado, ado, cada qual no seu quadrado"!!!!

Anônimo disse...

A essa hora tu e teus comanditas, arrogantes como nunca, que queriam ganhar no grito, estão amargando a derrota. E viva a ufam contra os quebradores de maquinas e depredadores do patrimônio público. E o debate do ICHL foi a pá de cal nos arrogantes...