quarta-feira, 8 de abril de 2009

A PONTE QUE MATA OS HOMENS QUE TRABALHAM



A Ponte sobre o Rio Negro, em construção, apelidada pelo governador do Amazonas de Luis Inácio Lula da Silva terá uma extensão de 3.505 metros, incluindo as rampas de acesso nos pontos de chegada e saída de Manaus a Iranduba. Ainda em seus pilares, a construção da Ponte já contabilizou mais de 7 mortes de trabalhadores e demais mutilados.

A informação nos foi passada pelo mestre de obra, que por segurança não citamos o nome, sendo confirmada também por outros trabalhadores ouvidos por nossa editoria. Atualmente, o canteiro de obra emprega aproximadamente 300 pessoas, que atuam em terra e sobre as bases fincadas ao longo do rio.

Segundo essas mesmas fontes, na semana que passou, um dos trabalhadores mutilados ficou sem os braços, provocando tamanho alvoroço entre a direção dos trabalhos. Em cumprimento à veracidade dos fatos ligamos para Ouvidoria do Estado, que é responsável pela fiscalização das obras, mas não obtivemos resposta. Entretanto, a servidora ficou de ouvir a direção do consórcio da Camargo Correa e CONSTRUBASE, encarregado da construção da Ponte e assim que tivesse informação passaria ao NCPAM.

Em tempo, a assessoria de comunicação da Ouvidoria declarou que não tem controle nenhum sobre essas ocorrências e recomendou que ouvíssemos a assessoria de imprensa do próprio consórcio, que por sua vez declarou que “as informações não procedem se não a imprensa já teria noticiado e o fato registrado foi a morte apenas de um trabalhador, que foi eletrocutado e demais acidentes de rotina. O resto é lenda”, informou.

O fato é que a obra merece toda atenção tanto da Ouvidoria como da Procuradoria do Ministério do Trabalho para dissipar qualquer dúvida e garantir, dessa feita, a integridade dos trabalhadores diretos e terceirizados.

4 comentários:

Anônimo disse...

Esse tal de Ademir de que mesmo?, quer ganhar ibop plantando noticias mentirosas. Vai procurar o que fazer na ufam professor de merda!

Marcos Almeida disse...

O repúdio dos incompetentes sempre são assim, banhados pelo sentimento extremo de ódio e fundamentos no não sei o que de, justiça fundamentalista.
Que tal, fazer como o tal professor e buscar ibope também, já que isso é bom e ajudar nas relações de compadrio. Então, pobre anônimo, que tal buscar a fama, já a intelectualidade não lhe cabe!

Marcos Almeida.

Anônimo disse...

Faz 2 semanas morreu um concretado na ponte. No Manauara parece que foram 3, e outro dia caiu um funcionário dentro da caldeira da Ambev. Serão lendas?

Romualdo Manaus disse...

Olha, só a critério de informações mais acertada, no Manauara Shopping foi contabilizado 10(dez), isso mesmo 10 mortos desde o ínicio das obras, sem contar os que ficaram inválidos, e outros casos menos graves. O último caso, é de uma pessoa que foi baleada dentro do shopping a vista de muitos. Mas o porque dessas informações não sairem publicamente? Com certeza, para não manchar a imagem de um shopping que representa o status da classe média alta amazonense.
Assim, realmente este shopping ficará marcado na memória de muitos, e sem dúvidas, das famílias dos que perderam seus entes queridos na construção de mega empreendimento.
A ponte também já contabiliza uma média de pelo menos 8 mortes e dezenas e acidentes com afastamento e invalidez.

Fonte dos dados acima: Engenheiros Civis envolvidos nos dois projetos, mas que preferem manter seus nomes preservados, pois se seus superiores souberem poderão sofrer a morte de seus empregos.

Romualdo.